Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o robalo, o peixe destaque do mês


De carne branca e macia, rica em ômega 3, proteínas, ferro e sais minerais, o robalo pode ser apreciado grelhado, assado ou ao molho. Considerado por muitos como o rei dos peixes, com uma boa receita na mão e vontade de cozinhar, ele é uma opção saudável e saborosa.
 
O peixe de água salgada faz parte da família Centropomidae, que reúne mais de dez espécies de robalo. As mais comercializadas no Brasil são o robalo peva e o flecha, sendo este o de maior porte da espécie, chegando a 25 kg e pouco mais de um metro de comprimento.


Foto: dgsaude.portugal/flickr
O robalo vive e se reproduz nas costas Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país. A espécie se adapta bem às águas marítimas calmas, com pedras e sombreadas, e também habita mangues e rios que desaguam no mar. Sua alimentação se divide entre pequenos peixes e crustáceos, como camarões de pequeno porte.


O robalo, assim como outros peixes, é um alimento leve, de fácil digestão e fornece muitos benefícios à saúde. Sua carne é fonte de proteínas, minerais (cálcio, iodo e fósforo) e vitaminas, principalmente do complexo B. Ainda reforça o sistema imunológico e também melhora a memória, o raciocínio e a capacidade de concentração.


Este e outros peixes são vendidos pelos comerciantes que atuam no Pátio do Pescado - administrado pelo Frigorífico de São Paulo (FRISP)- da CEAGESP, que funciona de segunda a sexta-feira das 2h às 6h. A entrada fica pelo portão 15 na Rua Xavier Krauss (próxima à estação de trem CEASA).

Comentários