Pular para o conteúdo principal

Conheça os peixes sazonais deste mês

Você sabia que o Pátio do Pescado da CEAGESP detém a segunda maior feira atacadista de pescados na América Latina? Nesta feira, mais de 200 toneladas de peixes de 90 espécies diferentes - a maioria de água salgada - são comercializadas diariamente. Conheça agora quais são as espécies de alta sazonalidade deste mês e suas características.



Abrótea (Urophycis brasiliensis)


O peixe de água salgada que chega a medir 75cm e pesar 2,5Kg, é bastante encontrado desde a costa do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. A espécie se alimenta de pequenos peixes e outros invertebrados. As espécies Urophycis brasiliensis e Urophycis cirrata são as mais comercializadas no Brasil.
Foto: Cláudio Dias Timm/www.flickr.com


Manjuba (Anchoviella lepidentostole)


A manjubinha, como é popularmente conhecida, é tradicionalmente consumida como petisco, temperada com limão e sal. A espécie vive em cardumes e habita a costa sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Alimenta-se basicamente de pequenos crustáceos e algas planctônicas.
Foto: Larissa Maia/commons.wikimedia.org

Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)

O pintado, ou ainda surubim-caparari, brutelo, ou moleque, como é conhecido pelo Brasil, é de água doce. A espécie é carnívora e se alimenta de peixes de porte pequeno. Este peixe realiza migrações para desova, mas há laboratórios que fazem sua reprodução por meio da piscicultura, um método de criação de peixes em tanques ou espaços reservados com água tratada para os peixes viverem.

Foto: Cláudio Dias Timm/www.flickr.com

A cambeva, o carapau, a espada, o olho de boi, a oveva, a pitangola, o robalo, a truta e o xareu também fazem parte dos peixes de alta sazonalidade neste mês, além do crustáceo siri.

Todas estas opções são encontradas no atacado vendidos pelos comerciantes que atuam no Pátio do Pescado - administrado pelo Frigorífico de São Paulo (FRISP)- da CEAGESP, que funciona de terça a sábado das 2h às 6h. A entrada fica pelo portão 15 da companhia na Rua Xavier Krauss(próxima à estação de trem CEASA)

Comentários