Pular para o conteúdo principal

Sete maneiras saudáveis de preparar frutas e verduras



A maneira como você prepara seus alimentos pode diminuir ou aumentar as propriedades e benefícios que frutas, legumes e verduras podem trazer ao serem consumidas. Por exemplo, ao cozinharmos algumas hortaliças em água quente, como espinafre e brócolis, muito dos seus nutrientes acabam ficando no líquido, como ferro e sais minerais. O ideal é aferventá-los no vapor ou no micro-ondas, para diminuir essa perda. Ou mesmo cru, como ingrediente de saladas. Veja algumas maneiras de preparar seus alimentos e tenha uma vida mais saudável!

1 – Assar...
- Batatas doces cortadas em fatias finas, temperadas com um fio de azeite, sal e ervas são um aperitivo saudável e natural.
- Pêssegos cortados ao meio e regadas com mel e uma pitada de gengibre ralado e nozes é um ótimo acompanhamento para carnes.
- Abóbora fatiadas cobertas com óleo vegetal, sal e grãos de gergelim são uma ótima entrada.

2 – Cozinhar...
- Tomates em fatias ou pedaços grandes em um caldo de carne ou de legumes para uma sopa rica e cheia de antioxidantes como caroteno e licopeno.
- Maçãs cortadas ao meio e espetadas com uma fatia de limão e cravo para ser servida com um fio de mel.
- Batatas e cenouras juntas para serem depois amassadas e servidas como purê.

3 – No Vapor...
- Folhas de espinafre. Coloque suco de laranja, limão ou qualquer outro cítrico na água da fervura para manter o verde da hortaliça e dar um sabor todo especial. O mesmo vale para brócolis, couve flor ou mesmo cenouras.
- Vagem com cebola picada. Adicione um dente de alho na água da fervura. Tempere com sal, azeite e pimenta do reino.
- Repolho. Sirva com um molho feito de pasta de soja, suco de limão, óleo de gergelim e grãos de gergelim.

4 – Fritar...
- Abobrinha em fatias de aproximadamente 2 cm. Temperar com cheiro verde picado e sal.
- Abacaxi ou manga em fatias finas para servir de cobertura para sorvetes e bolos.
- Cebola em fatias grossas, passadas antes em farinha de mandioca, servem como entrada ou aperitivo.

5 – Grelhar...
- Milho verde na própria espiga. Basta passar um pouco de manteiga e comer com sal, ou variar um pouco temperando com orégano ou molhos à base de pimenta.
- Banana na própria casca. Faça um corte na casca, recheie com pedaços de chocolate e ponha para grelhar. Abacaxi, manga e pêssego também ficam ótimos.
- Cogumelos, pimentões, cebolas e repolho são ótimos acompanhamentos em churrascos.

6 – Branquear...
- Brócolis e couve flor ficam refrescantes e crocantes após serem passados em água quente no máximo por 1 minuto e depois retirados com uma peneira e resfriados em uma vasilha com água e gelo (esse é o processo básico de branqueamento). Ótimos para saladas ou acompanhamentos de carnes assadas.
- Aspargos também ficam gostosos dessa forma. Acrescente gotas de limão na água da fervura para que o aspargo não amarele e mantenha sua firmeza.
- Acelga ou repolho. Passe as folhas rapidamente pelo branqueamento e utilize-as para fazer charutos de legumes, carnes ou saladas variadas.

7 – No micro-ondas...
- Batata coberta com filme plástico por cinco minutos em potência alta. Sirva com requeijão e orégano.
- Milho verde na própria casca. Embrulhe a espiga com filme plástico e cozinhe na potência alta por três minutos. Corte a parte grossa da espiga e aperte a outra ponta: a espiga sai inteira.
-Abóbora kabochá. Corte na metade, retire as sementes, embrulhe em filme plástico e coloque em potência alta por 10 a 12 minutos. Retire, amasse o interior com um garfo para fazer um purê temperado com molho de soja.

Comentários