Pular para o conteúdo principal

Saiba como é feita a lista de Dicas de Compras da Semana da CEAGESP

Todas as semanas, a CEAGESP prepara uma lista com produtos com os preços no atacado em baixa, estáveis ou em alta, para você se alimentar bem e economizar mais. Para compilar esta listagem, a equipe de cotações da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia sai todos os dias no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) para verificar diretamente com os atacadistas qual o preço que está sendo praticado. 

Isso é importante para a formação da lista, pois o que é comercializado no ETSP responde por 60% de todas as frutas, legumes e verduras vendidas na Grande São Paulo, e de 30% das vendas em todo o Brasil. Para se ter uma ideia do tamanho disso, basta dizer operam na CEAGESP da capital cerca de 3000 atacadistas, que recebem produtos de mais de 1400 municípios brasileiros, 23 estados e 18 países. São comercializadas diariamente 11 mil toneladas de produtos diversos, gerando um fluxo financeiro estimado de R$ 20 milhões/dia.

O trabalho da equipe de cotação funciona assim:
  • É realizada diariamente uma pesquisa de mercado para verificar os preços e a qualidade dos produtos.
  • Em uma etapa anterior, através das notas fiscais de entrada, é aferido tudo que adentra ao mercado.
  • Com estas três informações principais (volume ofertado, preço e qualidade dos produtos) é realizada a seleção/escolha dos produtos que irão compor a lista das dicas de compras da semana.
  • Vários fatores interferem nesta relação, quais sejam: sazonalidade, condições climáticas (excesso de chuvas, altas temperaturas, geadas, escassez de água, etc.), câmbio, aumentos expressivos no consumo (Semana Santa, Dias das Mães etc.).

Acompanhe as Dicas de Compras da Semana publicadas semanalmente em nosso portal e mídias sociais (Facebook e blog). A partir dela é que é destacado um produto da semana e escolhemos uma receita que leve esse produto como um do seus ingredientes. Siga-nos e aproveite as dicas de compras, informações dos produtos destacados e aprenda receitas novas!
   

Comentários