Pular para o conteúdo principal

CEAGESP presta homenagem aos profissionais de Comércio Exterior

Nesta quinta-feira, o Brasil comemora o Dia do Comércio Exterior. Apesar da interação comercial com outras nações parecer algo recente, resultado da modernização e tecnologia, a origem da data remete ao século 19.
Dados referentes ao ano de 2015/ CEAGESP.
Antes mesmo de ser proclamada a independência do Brasil, em 1822, a Família Real portuguesa se refugiou nas terras tupiniquins por conta da guerra com a França. Seis dias depois de chegar ao novo continente, o rei Dom João VI decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, dando origem as relações comerciais do Brasil com outros países.

Hoje, quase 200 anos depois, o comércio exterior é essencial para a economia das nações. Em 2015, por exemplo, a CEAGESP recebeu mais de 360 mil toneladas de produtos originários de outros países, com destaque para Argentina, Chile e Espanha. Deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo no ano passado 85 mil toneladas de pera, 42 mil toneladas de maçã, 20 mil toneladas de uva, 19 mil toneladas de ameixa e 15 mil toneladas de cebola.










Comentários