Pular para o conteúdo principal

Pepino comum é o produto indicado da semana



Foto: www.picserver.org
Você sabia que o pepino é originário da Índia? Dali ele foi levado para a China e as Filipinas, e daí ganhou o mundo, invadindo a culinária mundial. Seu sabor suave e sua versatilidade o fizeram se adaptar muito bem no paladar de vários povos, e pode ser encontrado na cozinha de vários países, quase como se fosse parte do cardápio local. Acontece isso com as sopas frias consumidas na Europa (veja receita AQUI), nas saladas verdes servidas tanto no Ocidente como no Oriente, ou com os pepinos recheados e assados servidos na Rússia.

Essa paixão toda faz sentido, se pensarmos nos benefícios que o pepino oferece à saúde: além de hidratar e desintoxicar o nosso organismo, ele é um alimento pouco calórico (cerca de 100 Kcal em 100 gramas do produto) e traz várias vitaminas, como B1 e  B2, e sais minerais indispensáveis para o bom funcionamento do corpo, como cálcio, magnésio e potássio. Além disso, a vitamina A presente tem atuação sobre a cegueira noturna, pele seca e áspera, fadiga, perda de olfato e apetite. É utilizado como diurético, ameniza dores de garganta, trata de infecções na gengiva a com isso auxilia no combate ao mal hálito.

Aqui na CEAGESP, o pepino pode ser encontrado praticamente o ano todo. Em 2014, cerca de 22 mil toneladas deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo de janeiro a outubro, provenientes principalmente das cidades paulistas de Ribeirão Branco e Cabreúva, e das cariocas São José de Ubá e Sumidouro. No final de novembro, o pepino comum estava sendo comercializado a R$ 0,98 o quilo, e esta semana está na lista dos produtos com preços em baixa.

Veja mais benefícios do pepino:

  • Estabiliza a pressão arterial.
  • Ajuda na digestão pois contém muita fibra.
  • A sílica presente é um mineral que deixa cabelo e unhas mais fortes e mais brilhantes.
  • Alivia dores musculares e articulares.
  • Mantém rins em forma, ao reduzir os níveis de ácido úrico.
  • Bom para diabéticos. pois contém um hormônio necessário pelas células do pâncreas para produzir insulina.
  • Reduz o colesterol ruim, devido à presença de esteróis. 

Comentários