Pular para o conteúdo principal

Pepino é aliado perfeito para a saúde

Foto: visualhunt.com

O pepino não é apenas uma das opções de compra com melhor oferta de preço desta semana na CEAGESP: o vegetal possui inúmeros benefícios para você. 

De sabor suave e textura crocante, ele é muito utilizado em saladas e é uma ótima pedida no verão. Por conter 90% de água em sua composição, este legume hidrata, refresca no calor, e também age na limpeza do organismo. Dê preferência para comer o legume fresco, assim você aproveita mais estes benefícios. 


Mas o legume não é só feito de água. Há muitas propriedades nele, que são essenciais à saúde. Por conter as vitaminas A, B e C, o pepino reforça o sistema imunológico e dá muita energia ao corpo. 


O alimento ainda é rico em potássio, magnésio e silício, elementos que contribuem respectivamente para a composição do tecidos do corpo; saúdes mental e física, e formação de ossos e dentes.


Para as pessoas que tem azia, o pepino pode ser um “remédio natural”, por aliviar a sensação de que algo está “queimando” em seu estômago. Mas ele só irá ter este efeito se você o consumir com casca, onde estão as enzimas digestivas. 


O legume também é um aliado na luta contra o excesso de peso. Seu baixo teor calórico o faz ser ótimo para incluí-lo num regime de emagrecimento.


A alta sazonalidade deste alimento, que vai de março a outubro, colabora para que você possa aproveitá-lo quase o ano inteiro. Sua saúde vai agradecer. Para aproveitar melhor suas qualidades, consuma o legume com regularidade.
 

Aqui na CEAGESP, você encontra o pepino nas variedades caipira, japonês, comum, em conserva, e holandês. Para você que quer ter dados mais técnicos sobre o legume, acesse o programa Hortiescolha feito pela Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP. Assim você terá outras informações sobre este alimento.

(Texto: Felipe Paciullo)

Comentários