Pular para o conteúdo principal

Cebola é a dica de produto desta semana (27/10)

Presente em todas as receitas do dia a dia, a cebola é um dos condimentos favoritos da gastronomia brasileira. Seja refogada no tempero, crua na salada ou empanada em forma de anéis, é fato que a cebola é componente essencial na nossa culinária!

Mesmo sendo 90% composta por água, a pequena porção restante é repleta de nutrientes benéficos para o organismo. Rica em vitaminas do complexo B, que atuam no funcionamento do sistema imunológico, a cebola também possui minerais como potássio, cálcio e magnésio.
 
Outras substâncias encontradas em grandes quantidades na cebola são os óleos essenciais, que além de provocar as famosas lágrimas e sensação de ardor, têm um alto poder diurético e anti-inflamatório, sendo um remédio natural contra resfriados e dores de garganta.
 
Para que todas essas propriedades nutricionais sejam aproveitadas, o ideal é consumir a cebola crua, mas fique atento: pessoas que têm o estômago delicado ou algum problema gástrico devem evitar o consumo excessivo deste vegetal.
 
Com tantas formas diferentes de se consumir a cebola, não é à toa que somente em 2014, mais de 80 mil toneladas do produto passaram pelo Entreposto São Paulo da CEAGESP. Os estados de São Paulo e Santa Catarina destacam-se na produção da cebola, que nesta semana, está com o preço em baixa para a compra no atacado, podendo ser encontrada por até R$ 1,37 o quilo.

E uma última dica: para cortar a cebola e não acabar em lágrimas, basta deixar o produto no congelador 5 minutos antes de usá-la! Fica mais fácil de cortar e não arde o olho!

Comentários