Pular para o conteúdo principal

A temporada quente do ano chegou! Confira nossas dicas de alimentação

O horário de verão já começou, e trouxe junto uma sequência de altas temperaturas. Para manter o organismo saudável mesmo com os termômetros lá em cima, uma dieta equilibrada é essencial. No calor, o corpo tende a perder seus nutrientes com mais facilidade, por isso é importante ingerir alimentos que não deixem faltar nada.
Foto: Hans Braxmeier/ Pixabay

Compostas principalmente por água e frutose (substância facilmente transformada em glicose pelo organismo), as frutas gastam pouquíssima energia no processo de digestão e ajudam a manter o corpo hidratado.

Como grande parte da absorção dos nutrientes é feita pelo intestino, o ideal é ingeri-las no desjejum: quando as frutas entram em contato com outros alimentos ainda no estômago, inicia-se um processo de fermentação que pode gerar gases e resultar na perda de nutrientes.

Quando ingerimos frutas in natura ou em sucos naturais feitos na hora, aproveitamos melhor as propriedades destes alimentos. Os sucos industrializados muitas vezes acabam sendo aquecidos durante sua produção, o que faz com que o sumo torne-se ácido e não tão saudável.

Uma outra recomendação é evitar a ingestão de bebidas geladas durante ou logo após as refeições, pois as baixas temperaturas tornam os componentes oleosos mais difíceis de digerir. Alguns países orientais têm o costume tomar chá depois da refeição, o que ajuda a amolecer as gorduras e facilita o processo digestivo.

Gostou das recomendações? Então que tal agora experimentar esta deliciosa receita de salada de frutas?

Comentários