Pular para o conteúdo principal

SEBRAE NACIONAL publica série de estudos mercadológicos de plantas ornamentais

O Sebrae Nacional acaba de publicar o estudo “Flores e Plantas Ornamentais do Brasil”, divido em 3 volumes da Série Estudos Mercadológicos, tratando de todos os aspectos relativos à cadeia produtiva da floricultura no País. Trata-se de produto da consultoria técnica dos especialistas Hélio Junqueira e Marcia Peetz, sócios-proprietários da Hórtica Consultoria e Inteligência de Mercado.

O estudo é o primeiro diagnóstico de amplitude nacional a ser publicado no Brasil  sobre o setor de flores e plantas ornamentais e, por isso, era ansiosamente aguardado. Certamente será de grande contribuição para a compreensão de toda a cadeia produtiva, bem como para o planejamento estratégico das atividades em todos os seus elos, desde a produção até a distribuição final e consumo.

A edição contempla, além de diagnósticos, análises e propostas para o desenvolvimento estratégico setorial, uma ampla cobertura estatística, a partir de dados nacionais, regionais e estaduais  da produção, dos comércios atacadista e varejista, do consumo e do comércio exterior da floricultura, entre outros elos e segmentos.


Muitos dados agora apresentados são decorrentes de consultorias regionais e estaduais da própria Hórtica Consultoria, que resultaram na coleta de informações diretas e abrangentes em campo, a partir de questionários e entrevistas com produtores, comerciantes atacadistas e varejistas, importadores e exportadores, paisagistas, artistas florais, decoradores e consumidores de Norte a Sul do País.

Abaixo encontram-se os links para acessar o estudo a partir da BIS - Biblioteca Interativa do SEBRAE:

Flores e plantas ornamentais do Brasil - volume 1: série estudos mercadológicos

Flores e plantas ornamentais do Brasil - volume 2: série estudos mercadológicos

Flores e plantas ornamentais do Brasil - volume 3: série estudos mercadológicos

Comentários