Pular para o conteúdo principal

Feira de Flores opera normalmente no Entreposto da Capital

Iniciativa, que é uma das marcas registradas do entreposto da capital paulista, conta com novo horário desde maio


 
A tradicional Feira de Flores, promovida pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na zona oeste da capital paulista, mantém a média de frequência nos dias em que é realizada – às terças e sextas-feiras, da meia-noite às 8h30.

Avaliação preliminar do Departamento do Entreposto da Capital (DEPEC), que responde pelas atividades do entreposto paulistano, mostra que mais de um mês após a readequação do horário, há uma circulação de cerca de 5 mil pessoas. Esse número sobe às sextas, quando são registrados até 8 mil visitantes.

Segundo o DEPEC, da meia-noite às 3h30 tem-se grande presença de compradores profissionais (floriculturas, escritórios de paisagismo e de decoração de eventos). Por volta das 4h é sensível a eventual presença de consumidores finais (donas de casa, noivas e formandos).

APERFEIÇOAMENTO – A mudança integra uma série de medidas em implantação, que visam dar maior fluidez ao tráfego interno e do entorno do ETSP, além de distribuir melhor a entrada e saída de veículos que transportam os diversos produtos comercializados no local. Há registro já de melhoria sensível nas vias dentro do entreposto. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também tem apontado isso nas vias públicas ao redor do lugar.

A adequação da Feira de Flores, que ocorre no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MPL), passou por discussão com representantes do setor ao longo de mais de um ano. O objetivo foi aperfeiçoar a operação de venda de plantas e itens relacionados, de modo a beneficiar os permissionários.

Para que a operação transcorresse de maneira tranquila, houve um aumento da fiscalização e da segurança para garantir apoio aos comerciantes e compradores. Soma-se a isso, ainda, o fato da alteração ter ocorrido após o Dia das Mães, que é uma das épocas de maior movimentação.

REFERÊNCIA NACIONAL – Uma das marcas registradas da CEAGESP, a Feira de Flores do ETSP é a maior do gênero no país. Reúne cerca de 1.200 produtores de flores, plantas, grama e mudas e conta com uma área especial para acessórios e artesanato.

Semanalmente, são comercializadas entre 800 e 1 mil toneladas de flores e plantas. Esse número chega a 2 mil toneladas na semana que antecede o Dia das Mães – maio ainda é o período de maior venda por se tratar do mês das noivas. Outras datas que registram grande movimentação são o Dia dos Namorados, Finados e as festas de final de ano.

Para auxiliar os permissionários e o público em relação ao novo horário, o DEPEC mantém um canal direto de comunicação para melhorar a operacionalização da Feira. De acordo com o Departamento, não houve até o momento nenhum registro de saída de permissionário em virtude da adequação feita.

Comentários