Pular para o conteúdo principal

CEAGESP e CRS Oeste preparam trailer da saúde para o dia Mundial da luta contra a AIDS



 Trailer da saúde atenderá a região da Vila Leopoldina e fará teste de HIV e distribuição de camisinhas  no dia 1o. de dezembro.

                A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) une-se à CRS Oeste para organizar, com o apoio da Subprefeitura da Lapa, um evento de mobilização da população para a prevenção e testagem do HIV. A campanha acontecerá no Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado no dia 1° de dezembro, e contará com o trailer da Campanha do Fique Sabendo instalado próximo ao portão 3 da Ceagesp, quando equipes de profissionais da saúde estarão atuando dentro da Companhia e nas ruas do bairro da Vila Leopoldina.
                A região foi escolhida para receber a atividade pelo significativo número de pessoas em situação de rua e usuárias de drogas. Segundo pesquisa realizada em 2013 pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, existe um aumento considerável do risco de contágio do HIV por usuários de drogas licitas e ilícitas devido a disseminação de práticas sexuais desprotegidas. “Esta população é de grande vulnerabilidade e nós precisamos alertar estas pessoas para a consciência do seu status sorológico e sobre a prevenção do HIV. Pois o tratamento é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do portador de HIV e para a diminuição da contaminação” afirmou Reginaldo Bortolato Assessor Técnico de DST/AIDS da CRS Oeste.

                Quem comparecer ao trailer poderá realizar a testagem para o HIV, retirar preservativos e receber todas as orientações sobre AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. Além do trailer, a ação contará com 50 profissionais dentre Agentes Comunitários de Saúde, uma Equipe de Consultório na Rua da UBS Parque da Lapa e Agentes de prevenção do SAE Lapa e do SAE Butantã distribuindo camisinhas e material de prevenção nas imediações do Ceagesp.

                Desde 1987 o dia 1° de dezembro é lembrado como o dia Mundial da Luta contra o HIV. A data foi instituída pela Assembleia Mundial de Saúde como apoio da Organização das Nações Unidas como uma maneira de reforçar a solidariedade, a tolerância e abrir a mente das pessoas para a prevenção ao vírus HIV.
                Uma das estratégias na contenção da contaminação pelo HIV é o diagnóstico precoce que permite uma melhora substancial na qualidade de vida do portador do vírus e diminui as taxas de mortalidade por AIDS e atua como instrumento de prevenção.
                A ação do dia primeiro de dezembro não é a única planejada pela CRS Oeste para a região. Está em fase de implantação um Centro de Atenção Psicossocial, um ponto de apoio do Programa De Braços Abertos e uma Unidade de Acolhimento, todos estes serviços são destinados a atender usuários de álcool e drogas.

TRAILER FIQUE SABENDO
Teste de HIV, distribuição de camisinhas, orientação sobre AIDS e doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de material educativo.
QUANDO: Dia 01/12 – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
ONDE: Rua Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina das 10h às 16h, próximo ao portão 3.

Comentários