Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Combate ao Fumo - Alimentação saudável pode ajudar a parar de fumar

Hoje (29/08) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, medida que foi criada em 1986 através da lei federal nº 7.488. De acordo com dados da OMS (Organização mundial de Saúde), cerca de 1 bilhão de pessoas são fumantes. No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), 24,6 milhões de pessoas acima dos 15 anos tem o hábito de fumar. Quem quer largar este vício pode começar por uma alimentação mais saudável. Por exemplo, comer uma maçã ou cenoura uma vez ao dia pode ajudar na desintoxicação. Batata, brócolis, banana e milho servem para aliviar a ansiedade através da substância serotonina – que regula as alterações de humor. Já as folhas verdes como alface e espinafre, e frutas como o maracujá ajudam a manter a calma. O consumidor pode encontrar essa variedade de produtos facilmente no Varejão Noturno da CEAGESP, que acontece todas as quartas das 14h às 22h na Praça da Batata, e aos fins de semana das 7h às 12:30 no Mercado Livre do Produtor (MLP). A CEAGESP fica na Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina , São Paulo.
 
SERVIÇO:
Seja por iniciativa própria, com ajuda de um profissional de saúde ou de um grupo de apoio, deixar de fumar é um marco que deve ser comemorado. As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se você quer parar de fumar ligue na Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, opção 5 (gratuito para todo o Brasil) , além de dicas para largar o vício, os atendentes podem informar os contatos da Secretaria Municipal de Saúde mais próxima de sua casa para um apoio ainda maior. (Fonte: Ministério da Saúde)
 

Comentários