Pular para o conteúdo principal

Agronegócio também gera postos de trabalho na cidade, diz pesquisa



             A percepção da importância do agronegócio na economia brasileira foi ressaltada em pesquisa realizada em julho passado com 600 pessoas residentes em cinco capitais brasileiras, das quais 91% consideraram a atividade no campo como “muito importante” para o país. Foi levantado ainda que 81,7% dos entrevistados acreditam que o agronegócio também gera empregos nas cidades, além dos postos de trabalho mantidos no campo.
            A pesquisa, feita em Belém, Salvador, Goiânia, São Paulo e Porto Alegre, foi encomendada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e o Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM (Escola Paulista de Propaganda e Marketing), e apresentada durante o 13o. Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela ABAG, realizado no início de agosto em São Paulo.

Os resultados mostraram ainda que a grande maioria dos brasileiros que vivem em centros urbanos compreende os problemas enfrentados pelos produtores também acaba afetando quem vive nas grandes cidades, e que isso pode ocasionar aumento no preço dos alimentos.
            Por exemplo, 75% dos entrevistados concorda que as estradas mal conservadas podem gerar elevação no custo dos alimentos, da mesma forma que 73% opina que a má administração dos portos brasileiros, considerados antigos e antiquados, também prejudica o agronegócio. Quase a metade das pessoas pesquisadas (49,5%) se mostrou solidária às queixas dos agricultores quanto às dificuldades enfrentadas pelas suas atividades. 

Comentários