Pular para o conteúdo principal

Julho é mês de carambola!



O mês de julho é excelente para quem gosta de comer carambola, pois a fruta encontra-se na sua melhor fase de produção. Isso se reflete no preço do produto: na CEAGESP, o valor médio no atacado varia entre R$ 6,00 a 10,00, a caixa com quatro bandejas. 
Segundo um dos vendedores especializados na fruta, Roberto Fabiano, a carambola vem principalmente da  região de Valinhos, no interior de São Paulo. "Quando mais amarelinha, mas no ponto ela está para se comer", ensina ele. 
No ranking de produtos mais vendidos no primeiro semestre deste ano no entreposto da capital, a carambola está na 54o. lugar, com a entrada de cerca de 2.8 mil toneladas no mercado
Chamada em inglês de "star fruit" (fruta estrela) devido ao seu formado quando fatiado, a carambola é originária da Índia chegou ao Brasil no século 19, logo se espalhando de norte a sul do país. A árvore demora de três a quatro anos para crescer, e o período de vida varia entre 50 a 70 anos. 
Rica em vitaminas A e C e do complexo B, a fruta também é um bom antioxidante e estimula o apetite, além de combater asma e cólicas. Contudo, pessoas com problemas renais e diabetes devem evitar o consumo exagerado.

Comentários