Pular para o conteúdo principal

Rocambole de repolho: dicas de alimentação barata

Fazer uso de partes de alimentos como talos e cascas, faz com que a elaboração dos pratos seja mais econômica. O total aproveitamento de frutas, verduras e legumes garantem um melhor desempenho quanto à quantidade nutricional ingerida, assim como uma alimentação mais sustentável.

O alimento exposto essa semana é o repolho, uma hortaliça originária da Europa Mediterrânea e da Ásia Menor que surgiu 2000 anos antes de Cristo. A hortaliça se desenvolveu  próximo ao mar, o que explica seu formato de cabeça composta por um emaranhado de folhas que serviam para proteger o broto contra o tempo frio e seco.


O repolho destaca-se como fonte de vitaminas C, B1, B2, E e K, além de conter grande quantidade de sais minerais como cálcio e enxofre.Encontrado em cinco variedades como achatado, cônico, liso, crespo ou arredondado, o repolho é um aliado assíduo de qualquer dieta e pode contribuir no retardamento do envelhecimento e como prevenção de doenças como câncer e osteoporose.

Todas essas variedades de vitaminas e de sais minerais são mais bem aproveitadas quando o alimento é consumido cru em forma de salada, por exemplo. Quando cozida, a hortaliça libera grandes quantidades de enxofre e se torna bastante indigesta.
A dica para manuseio é : se não for fazer uso da peça de uma vez só, fracione por folhas. Quando cortado ao meio, tende a estragar mais depressa.


A melhor safra do repolho ocorre entre os meses de maio até setembro, o que deixa o preço dele mais acessível durante essa época. Para utilização integral do alimento, um bom exemplo de prato saudável e saboroso é um rocambole de repolho, fácil, rápido e econômico.


Rocambole de Repolho

Massa

4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1colher (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de azeite
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de água

Recheio

5 xícaras (chá) de repolho
2 colheres (sopa) de cebola
1 xícara (chá) de pimentão verde
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal e Pimenta a gosto.

Modo de preparo

Para a massa, misture 3 xícaras de farinha de trigo com o sal e o açúcar.
Acrescente óleo, fermento biológico já dissolvido em água e amasse.
Se necessário, acrescente mais água e deixe descansar por 25 minutos.

Para o recheio, corte o repolho e os outros legumes em fatias finas, tempere com salva, azeite, vinagre e salvia e reserve, Depois da massa crescida, sove novamente , abra com um role e recheie. Enrole os rocamboles, pincele com uma gema e asse em forno pré-aquecido em 180° por aproximadamente 25 minutos.



Comentários