Pular para o conteúdo principal

BCA: receitas para o aproveitamento do alimento

A partir desta quinta-feira (5 de junho), o Blog da CEAGESP, em parceria com Alessandra Mathias Figueiredo – nutricionista chefe-do Banco CEAGESP de Alimentos -BCA, contribuirá na campanha contra o desperdício de alimentos. Semanalmente, publicaremos  dicas de receitas para reaproveitar os alimentos, suas propriedades e benefícios para saúde.

Há mais de dez anos, o BCA beneficia instituições com a doação de frutas, verduras e legumes, doados pelos permissionários da CEAGESP. São alimentos que perderam o valor comercial,  mas que ainda apresentam condições para o consumo humano. Em média são doadas 200 toneladas de alimentos por mês, que são distribuídas para cerca de 150 instituições de diversos segmentos.

O projeto BCA, criado em 2003 com propósito de diminuir os índices de desperdício de comida, também está presente em dez entrepostos do interior e entrega às entidades registradas não só o alimento, mas também um boletim informativo com dicas de manuseamento, preparo e formas de aproveitar folhas, cascas e talos de frutas e verduras.


Dados publicados pelo Centro de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), mostram que o desperdício anual de comida de uma família classe média – cerca de 180 quilos – seria suficiente para alimentar uma criança por seis meses.

A pesquisa ainda revela que anualmente cerca de 11 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo, são aproximadamente R$ 12 bilhões. Quantidade equivalente ao consumo de mais de 7 milhões de famílias – o que explica o fato do Brasil estar na lista dos dez paises com maior índice de desperdício do mundo.


Comentários