Pular para o conteúdo principal

CEAGESP busca apoio da Prefeitura e do Governo do Estado para problemas de trânsito e de segurança

Presidente da CEAGESP, Mario Maurici de Lima Morais, se reuniu hoje com secretário de Transportes da Prefeitura e com o secretário da Segurança Pública do Governo de São Paulo

O presidente da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), Mario Maurici de Lima Morais, esteve reunido ontem (24.3) pela manhã (dia 24/03) com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na sede da secretaria, às 9h00, e com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella, às 11h30, no gabinete dele. Eles discutiram possíveis ações de curto e de médio prazos para auxiliar nas soluções dos problemas de trânsito no entorno do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, zona Oeste de São Paulo, e de segurança, principalmente depois que a CEAGESP foi alvo de ataques criminosos no último dia 14.

A intenção do presidente da CEAGESP é buscar soluções conjuntas entre a própria Companhia, a secretaria de Segurança, a Polícia Militar, a secretaria e Transportes e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Um estudo amplo do trânsito no entorno da CEAGESP deverá ser entregue nos próximos 30 dias, a partir do qual será possível estabelecer ações efetivas por parte da CET e da PM.


Resultado na Secretaria Municipal de Transportes

Na Secretaria de Transportes, o presidente da CEAGESP apresentou ao secretário Tatto a sugestão de a Companhia utilizar uma área de escape para os caminhões que ficam parados no trânsito na av. Dr. Gastão Vidigal e na marginal Pinheiros, sobretudo às sextas e segundas feiras pela manhã, dias em que há fluxo intenso de veículos que precisam entrar no ETSP.
Essa área, de cerca de 30 mil metros, fica na avenida Torres de Oliveira, próximo à ponte Jaguaré, e será cedida à CEAGESP pelo Serviço de Patrimônio da União (SPU). Hoje esse terreno está ocupado pelo depósito/expedição da empresa Moinho Primor. A área ainda precisa receber melhorias para poder atender aos caminhões que seriam redirecionados para lá, até que as condições internas de trânsito dentro do Entreposto permitam. Portanto, a ideia da área de escape é em vez de os caminhões ficarem esperando nas vias de entrono do ETSP, congestionando o trânsito, os motoristas aguardariam nesse terreno, até poderem entrar no Entreposto.
O secretário Tatto solicitou aos técnicos da secretaria e da CET que façam um estudo detalhado do impacto no trânsito em todo o entorno do ETSP, incluindo a utilização da área sugerida para o escape e eventuais consequências no tráfego das vias próximas ao terreno. Esse estudo deverá ser entregue em até 30 dias.

Resultado na Secretaria Estadual de Segurança Pública

Na secretaria de Segurança Pública, o secretário Fernando Grella ressaltou o empenho  na identificação dos responsáveis pelos ataques que ocorreram e estão sendo investigados pelo 91º Delegacia de Polícia, além de se colocar à disposição para ajudar no que for possível. Grella lembrou, no entanto, que existem algumas limitações legais para a PM atuar permanentemente no interior do Entreposto da CEAGESP, uma vez que se trata de uma Companhia federal, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, também presente na reunião, sugeriu que a CEAGESP faça um convênio com a PM para a instalação de uma unidade da corporação dentro do Entreposto, auxiliando na segurança ostensiva das pessoas e dos veículos que transitam lá diariamente. Por dia, uma média de 50 mil pessoas e 12 mil veículos circulam no ETSP. Esse convênio, no entanto, só poderia ser firmado depois da aprovação de um projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo. Pelo projeto, entidades públicas como empresas e outras entidades +poderiam contratar os serviços da PM.
O presidente da CEAGESP solicitou também ao secretário de Segurança um apoio maior da PM, o que poderia ser feito por meio de rondas ostensiva no entorno da CEAGESP. Desde o dia 14, tem ocorrido frequentes ameaças aos empregados da CEAGESP e aos agentes internos de trânsito contratados pela empresa C3V, contratada para fazer o controle de portaria e acesso ao Entreposto e o monitoramento através de câmeras de vídeo.
O comandante da PM se mostrou disposto a colaborar e a discutir em conjunto com a CEAGESP e CET, ações imediatas para o trânsito e para a segurança, logo após ficar pronto o estudo prometido pela Companhia de Tráfego.

Pela CEAGESP participaram da reunião, além do presidente Mario Maurici, o diretor Técnico Operacional, Luiz Gonçalves Ramos, o diretor Administrativo Financeiro, Arnaldo Marabolim, o gerente do Entreposto da Capital, Edison Ignácio Marin da Silva, e o gerente Jurídico, Carlos Eduardo de Melo Ribeiro. O presidente da CEAGESP estava também acompanhado pelo deputado estadual Alencar Santana (PT) e pelo chefe de Gabinete do deputado Vicente Cândido, Francisco Neto.

Pela secretaria de Segurança, participaram o secretário Fernando Grella, o comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira, o delegado-geral da Polícia Civil e Luiz Mauricio Blazeck, o delegado do 91º DP, Wanderlei Afonso da Costa Jr.

Comentários