Pular para o conteúdo principal

Ceagesp inicia nova circulação no entreposto de São Paulo

A CEAGESP, maior entreposto de alimentos frescos da América Latina, vai contar com um novo modelo de circulação viária em sua área de mais de 700 mil metros quadrados, por onde transitam diariamente cerca de 60 mil pessoas e 10 mil veículos.

A modelo começou a ser implantado nesta terça-feira, dia 10 de setembro, com a mudança das mãos de direção de algumas ruas dentro do entreposto, que fica na Vila Leopoldina (zona oeste da capital paulista). O objetivo é criar um anel viário ao redor do pavilhão central da CEAGESP, em sentido anti-horário, que vai funcionar como uma via expressa de mão única.

A mudança vai ter impacto no trânsito dentro do entreposto e no de toda a região. É o primeiro passo de uma série de melhorias na CEAGESP que vão tornar o embarque e o desembarque de produtos e de mercadorias mais eficientes, organizados e seguros.

O projeto será implantado pela empresa concessionária C3V (Companhia de Concessões em Circulação Veicular), que vai investir R$ 25 milhões de verba própria nas obras. As primeiras mudanças já começam a ser sentidas com as novas mãos de direção. Mas o impacto real das novidades só será percebido quando todo o novo sistema de circulação estiver em funcionamento, em 15 de novembro. O novo sistema incluirá também a instalação de mais de 300 câmeras de vigilância, que serão ligadas à central de monitoramento da concessionária, e o controle de entrada de veículos, com pagamento de tarifa proporcional ao tempo de permanência e ao tamanho do caminhão ou utilitário.

POR QUE O TRÂNSITO VAI MELHORAR:

·         Duas faixas do anel viário serão totalmente destinadas à circulação de veículos, e não será permitido estacionar nessas faixas
·         No anel viário não haverá nenhuma interrupção no fluxo
·         Com a mudança nas mãos de direção, acabam os “estrangulamentos” que, com o encontro de veículos vindos de direção opostas, causam paralisação no trânsito no entreposto
·         Caminhões e utilitários passarão menos tempo dentro da CEAGESP

CUIDADOS TOMADOS NA IMPLANTAÇÃO NO NOVO SISTEMA:

·         Haverá a atuação de 70 orientadores de trânsito da C3V
·         Guincho 24 horas para garantir que nenhum veículo atrapalhe a circulação no anel viário
·         Nova sinalização orientando sobre a mudança das mãos de direção
·         Distribuição de 50 mil mapas do novo modelo de circulação viária para todos os usuários da CEAGESP

Comentários