Pular para o conteúdo principal

IPEM e GS1 fazem palestras na CEAGESP


Como parte da programação do Dia Mundial da Alimentação, o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) e o GS1 (Associação Brasileira de Automação) compareceram na manhã de 23 de outubro no Auditório Nelson Loda para realizar palestras relacionadas ao tema central do evento, “Rotulagem – Qualidade e Segurança Alimentar”. Nesse dia, cerca de 100 pessoas, entre funcionários da CEAGESP, produtores e permissionários estiveram presentes.

Flavia Ponte, marketing e relações internacionais do GS1, falou sobre “Identificação de Produto e Rastreabilidade”. A especialista debateu a respeito da preocupação cada vez maior dos consumidores com relação ao acesso de informações nutricionais de frutas, legumes e carnes. Ela também discorreu sobre a necessidade de identificação desses produtos por meio de uma tecnologia denominada GS1 DataBar. Esta traz mais informações do que o código de barras tradicional, dessa forma possibilita uma codificação ampliada em diversos itens, como os de hortifrúti, por exemplo. Por meio dela é possível identificar características como origem, validade e lote desses bens.

Vera Lúcia Gonçalves, diretora de Divisão de Produtos Pré-medidos do IPEM, prosseguiu e encerrou o evento com uma apresentação sobre algumas das principais portarias do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como as de número 157/2002 e 248/2008, que apresentam uma série de exigências para a comercialização de produtos agrícolas. Um exemplo é a obrigatoriedade em expressar a indicação quantitativa do conteúdo nominal do produto pré-medido, que pode ser feito por meio das unidades de grama ou quilograma. O Objetivo da palestra era orientar o público presente sobre as normas a serem seguidas a fim de evitar as autuações do órgão.


Comentários