Pular para o conteúdo principal

CEAGESP E CPTM SE ALIAM AOS CARDIOLOGISTAS NA CAMPANHA CONTRA O COLESTEROL


A CEAGESP e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM acertaram parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC para uma campanha conjunta no ‘Dia de Nacional Controle do Colesterol’, que será 8 de agosto. Na ocasião dois balcões serão montados na ‘Estação Pinheiros’ da CPTM, um para aferição de nível de colesterol, triglicérides e glicemia e outro para distribuição de material sobre alimentação saudável, preparado pela CEAGESP.
O diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, explica que a ‘Estação Pinheiros’ foi escolhida devido ao grande número de pessoas, já que por ser de integração, recebe tanto passageiros da CPTM como do Metrô.
“Todos receberão o folheto ‘Brasil – Colesterol na Meta’, que alerta para o fato de que o colesterol alto não gera sintomas, embora esteja na origem de grande número de infartos”. O cardiologista lembra que a população medir adequadamente e manter os níveis sob controle, isto é, colesterol total abaixo de 200, LDL (colesterol ruim) abaixo de 100, HDL (colesterol bom) acima de 40.
A participação da CEAGESP também é importante e os acadêmicos de Medicina da Universidade Anhembi-Morumbi, que atenderão ao público na estação, vão distribuir igualmente os folhetos que incentivam o consumo constante de frutas e verduras, dentro de um programa de alimentação saudável. “O consumo de frutas, legumes e verduras é baixo na população brasileira”, contata o médico. Os folhetos incluem receitas que aproveitam partes geralmente descartadas dos vegetais, como talos e cascas, que por terem valor nutritivo podem ser usadas para produção de doces ou sopas.
Carlos Alberto Machado diz que as campanhas repetitivas de conscientização da população se constituem na maneira pela qual a SBC quer difundir a prevenção cardiológica. “Controlando a hipertensão, os níveis de colesterol, de triglicérides e glicemia, o Brasil certamente baixará o total de 320 mortes por doenças cardiovasculares que são registradas a cada ano”. Para o cardiologista, é muito mais fácil e também barato impedir que alguém fique doente, do que curar um paciente que já está infartado ou que já sofreu um AVC.
A campanha também vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde do SUS. Para baixar a cartilha da SBC pela internet é só acessar o link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_colesterol2012.pdf

Comentários