Pular para o conteúdo principal

Ruídos e normas de segurança no penúltimo dia da SIPAT


Em seu penúltimo dia, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, iniciou com mais uma palestra da supervisora e enfermeira da empresa Intermédica – Medicina Preventiva, Priscila Pergamisse, abordando desta vez o assunto “Efeitos dos Ruídos no ser humano”, onde aproveitou para chamar a atenção dos participantes para um fator de extrema importância, mas que muitas vezes passa despercebido na correria do dia a dia: a perda gradativa da audição. “As vezes percebemos que não estamos mais ouvindo tão bem quanto antes, mas preferimos fingir que não, ignorar, então não procuramos o médico e tratamos, estagnamos ou retardamos esse processo de perda. Por isso, se você notar diferença, procure o médico”.

Já no período da tarde mais duas palestras completaram o quinto dia da SIPAT. A primeira sobre “A importância do trabalho em altura”, ministrada por Reginaldo Cunha, técnico em segurança no trabalho, e a outra sobre “Responsabilidades Civis e criminais da empresa e do empregado quanto o uso de EPI”, tendo Ricardo Ventulho, instrutor de segurança no SENAI, como palestrante.

Cunha comentou sobre suas experiências na área de segurança no trabalho, além de mostrar na prática alguns equipamentos essenciais para a realização do trabalho em alturas como: cintos de segurança, ganchos, talabarte, entre outros.

O técnico também comentou sobre as novas normas de segurança e os benefícios que trouxeram para os trabalhadores, “a RN35 veio para regulamentar a segurança do trabalhador” comentou Cunha, que ainda acrescentou: “quando comecei a quantidade de acidentes nas empresas era muito grande. Mas agora devido as novas normas de segurança, esse quadro vem melhorando bastante”

Já na segunda palestra da tarde, Ricardo Ventulho comentou sobre as responsabilidades civis e criminais da empresa e do empregado, esclarecendo dúvidas sobre os encargos de cada um no dia-dia.

No intervalo de cada palestra os participantes também puderam passar por avaliações médicas com o Dr Moacyr.  


Comentários