Pular para o conteúdo principal

Postagens

Viva, São João! Viva!

Vinte e quatro de junho é a data escolhida para comemorar o dia do santo considerado festeiro, São João. Neste dia são realizadas festas juninas com comidas, músicas, danças e decorações típicas para homenagear o santo. São símbolos que remetem ao seu nascimento: fogueira, mastro, fogos, capelinha, palha e manjericão. Diversas superstições e simpatias estão atreladas a ele, como por exemplo a busca por um marido. Já dizia a cantiga popular: Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não!
Acordai, acordai, acordai, João!
Muitos acreditam que o mês escolhido para as festas é junho por conta do dia de São João.  Como uma boa festa não pode faltar comida, as festas juninas são marcadas pelos vários e fartos pratos na mesa. Entre as opções temos o famoso bolo de milho, que mesmo sendo simples conquista os corações. Rapaduras, amendoim, cocada, curau, canjica, bolo de mandioca, paçoca e pé de moleque, estão entre as gostosuras dessa époc…
Postagens recentes

Chegou ao fim! Saiba os sabores da culinária do Grupo H

O último grupo,  grupo H, é formado pela Polônia, Senegal, Colômbia e Japão. Cada um de um lado do mundo, Europa, África, América do Sul e Ásia, o que, além de dar emoção dentro de campo, contribui para uma diversidade na culinária.
PolôniaA cabeça de chave do grupo começou perdendo o primeiro jogo da Copa, mas ainda tem chances de se classificar e deposita sua confiança no craque do time, o atacando do Bayern de Munique, Lewandowski, 29.
Dois nomes importantes para a cultura mundial são poloneses. O astrônomo e matemático Nicolau Copérnico (1473-1543), foi quem descobriu que, ao contrário que imaginavam, não era a terra que estava no centro do universo, mas sim o sol. E o músico Frédéric Chopin (1810-1849), pianista lembrado por trazer inovações no ramo musical.
A culinária polonesa é rica em temperos e carnes. Um dos vegetais bastante utilizado para compor os pratos é o repolho. Segundo levantamento do Setor de Economia e Desenvolvimento (SEDES), da CEAGESP, no ano de 2017 entraram ma…

CEAGESP abre licitação de áreas vagas para Entreposto de São José do Rio Preto

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)está com processo licitatório aberto para o preenchimento de 168 (cento e sessenta e oito) áreas vagas para comercialização de flores de cortes e plantas, por meio de Termo de Permissão Remunerada de Uso (TPRU) para o Entreposto de São José do Rio Preto.
O edital pode ser adquirido gratuitamente através do site (clique AQUI) ou na SELIC – Seção de Licitações, nos seguintes horários: das 09h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, situada no Prédio da Diretoria/Administração (EDSED III), 2º andar, na CEAGESP Av. Dr. Gastão Vidigal nº 1946, Vila Leopoldina. É uma ótima oportunidade de negócios para produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas de São José do Rio Preto e outras regiões, para comercializarem diretamente seus produtos e serviços dentro da CEAGESP, além de abrir oportunidade para quem quiser ter um comércio dentro das dependências do Entreposto. A permissão de uso é pessoal e intransferível, sendo válida por cinco a…

Copa do Mundo a todo vapor e agora é a vez do Grupo G

Ainda há muita competição pela frente e no clima especial da época, chegou a hora de conhecermos um pouco sobre os países que compõem o Grupo D na Copa do Mundo e sua culinária. São eles: Bélgica, Inglaterra, Tunísia e Panamá. Vamos lá?
Bélgica
Pequeno, populoso e localizado entre a França, a Holanda e a Alemanha, o Reino da Bélgica, cuja capital é Bruxelas, é considerado um país com ótima qualidade de vida, e apesar de ter uma menor região territorial, é o país europeu com o maior número de castelos por metro quadro do mundo.
Para quem gosta de cerveja e chocolate o país é o local certo para turistar. Dizem que são mais de mil as marcas existentes, inclusive algumas, preparadas por monges mosteiros. E quando o paladar pedir algo mais doce, é só escolher entre os mais de 2000 chocolateiros do país, incluindo a marca Godiva, muito conhecida por aqui.
Dois itens muito apreciados na culinária brasileira tem um toque bélgico em sua origem. Não se sabe ao certo se a couve-de-brux…

CEAGESP inaugura Banco de Alimentos no entreposto de São José do Rio Preto

Nesta quinta-feira, 21,foi reinaugurado o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) no entreposto de São José do Rio Preto. Na cerimônia, estiveram presentes o presidente do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), Johnni Hunter Nogueira, o gerente do Departamento dos entrepostos do Interior (DEINT) José Camilo Gava, o gerente do Departamento de Armazenagem (DEPAR) Micael Tonissi e Marcelo Orsini,  gerente da unidade.
O Banco CEAGESP de Alimentos tem como objetivo principal combater as perdas de mantimentos dentro dos entrepostos e promove constantemente campanhas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras.
Para maiores informações sobre o novo Banco de Alimentos de São José do Rio Preto entrar em contato pelo telefone (17) 3233-3812 ou por e-mail: cesjr@ceagesp.gov.br


Inverno brasileiro começa oficialmente hoje

Exatamente às 7h7 desta quinta-feira, dia 21 de julho, teve início o inverno no Brasil, que oficialmente termina às 22h52 do dia 22 de setembro de 2018, com a entrada do equinócio da primavera. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. 
As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.
O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol. O equinócio de setembro marca o início da primavera no Brasil. 
O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

Conheça os sabores fortes e marcantes dos países da Grupo F da Copa 2018