Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Faça sua festa julina com produtos sazonais



O termo “festa julina “é uma expressão que faz referência às tradicionais festas juninas, mas quando estas são realizadas durante o mês de julho, seja porque quem está organizando o evento não teve tempo de comemorar em junho, seja porque houve tantas festas, que não havia outra alternativa a não ser fazer os festejos no mês seguinte mesmo.

O motivo não importa, o que é realmente legal é que dá para se fazer um tremendo de um arraial, com direito a quadrinha, comidas e bebidas típicas das festas juninas mesmo que seja com um pouquinho de atraso.

Para ajudar, separamos alguns produtos sazonais de julho que poderão inspirá-lo a fazer receitas deliciosas para sua festa julina. Para decorar o ambiente, use flores do campo ou procure pela calla, também conhecida como copo de leite, que está na época de colheita. Confira!

  • Abacate avocado – perfeito para fazer um molho guacamole e comer com tortilhas e salgadinhos de milho.
  • Banana prata – fica muito boa assada na fogueira. Basta embrulhar com papel alumínio e assar na brasa. Na hora de comer, polvilhe canela em pó e delicie-se.
  • Carambola, laranja baia laranja lima, lima da pérsia, mexerica, laranja Quincam e ponkam – frutas cítricas excelentes para se preparar um quentão tropical. Bastam algumas rodelas misturadas com vinho quente, cachaça, rodelas de gengibre, alguns cravos e paus de canela para esquentar as noites frias de julho.
  • Abóbora moranga e paulista – são muito indicadas para se fazer tanto doce de corte como de compota.
  • Batata doce amarela e rosada – ficam muito boas tanto assadas na brasa da fogueira como cozidas ou na forma de doces ou purês.
  • Cará – apesar de não ser muito consumida dessa forma, fica muito gostosa quando assada na brasa e comida com açúcar e canela.
  • Mandioca – Depois de cozida e frita, esse petisco é irresistível e é um ótimo acompanhamento para o quentão tropical ou tradicional.
  • Amendoim – dá para fazer pé de moleque e paçoca, ou então torrado com sal, não quem resista!

Para quem quiser inovar, pode se ainda preparar um churrasco de anchova ou atum na brasa, ou espetinhos de meca, um peixe que tem um sabor muito semelhante à carne de porco.

Para saber outros produtos sazonais de julho ou de outros meses, tenha mais informações em nosso portal acessando AQUI.

Comentários