Pular para o conteúdo principal

Suporte para todas as profissões, dia 19 de outubro dia do profissional de informática

Silas está no sexto semestre de Ciência da Computação, e Marcelo no quarto semestre - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Se existe uma profissão que deve ser valorizada hoje é a do profissional de informática, que ganhou recentemente uma data para ser comemorada, 19 de outubro. Esse trabalho é essencial para o suporte de todas as outras profissões.

Em fevereiro de 1946 foi lançado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, chamado Electrical Numerical Integrator and Computer (ENIAC), criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
 
Uma região marcada por ser um polo industrial e concentrar várias empresas de tecnologia da informação é o Vale do Silício, localizado na Califórnia, Estados Unidos. A partir dos anos 50, o local se concentrou em desenvolver inovações no campo científico e tecnológico.
 
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), conversou com os estagiários de informática, do Departamento de Tecnologia da Informação (DETIN), mais especificamente da Seção de Infra-estrutura de Tecnologia (SEINF), Marcelo Bueno, 22, e Silas da Silva, 21, ambos cursando Ciências da Computação.
 
Marcelo e Silas se interessaram pela área por influência de seus familiares. Aqui na CEAGESP eles estão prontos para solucionar os problemas dos funcionários com o IP ou o navegador, por exemplo, realizando essa tarefa remota ou presencialmente, e evitando que essa falha venha a acontecer novamente.
 
Para o futuro, Silas ainda está em dúvida entre qual ramo seguir, já que o curso abrange muitas áreas, mas destaca banco de dados e desenvolvimento. Por outro lado, Marcelo quer ser programador, e afirma:  “esse é o meu sonho”.
 
A tecnologia está cada vez mais presente em todas as tarefas do cotidiano, destacam os estagiários. Silas comenta que “tudo pode ter uma tecnologia por trás”, e Marcelo finaliza falando que “a tecnologia veio pra facilitar, e provavelmente, futuramente vamos precisar de mais profissionais de TI”.
 
A CEAGESP deseja aos estagiários Marcelo e Silas, e a todos os profissionais que se dedicam a estudar as tecnologias da informação, que continuem sempre desenvolvendo ferramentas que auxiliam em todas as demais áreas.