Pular para o conteúdo principal

Receita da semana: Pão Integral de Mandioca

Mandioca, Macaxeira, ou Aipim a Manihot Esculenta, nome científico, tem na sua raiz a grande concentração de nutrientes. É rica em carboidratos, potássio, fibras, vitamina C e Folato. Altamente energética ajuda a perder peso.
Segundo dados apresentados no site da Embrapa, mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial, deixando o país em segundo maior produtor do mundo.
Já que possui fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados do Brasil e diversos alimentos podem ser feitos com ela. Confira a deliciosa receita dessa semana:

 
Imagem: internet

Ingredientes:
500g de aipim / macaxeira descascada e cortada
300g de farinha de trigo integral (aprox)
300g de farinha de trigo branca
2 ovos
10g de fermento biológico seco
80ml de azeite de oliva
250ml de leite desnatado
1/3 de colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar cristal orgânico

Modo de fazer:
Lave o aipim, descasque, corte e pedaços, cozinhe com água, assim que estiver macio, transfira para um escorredor até ficar morno. Tire os fios, amasse forma um purê e reserve.

Peneira a farinha de trigo branca e reserve.
Em uma bacia dilua o fermento e o açúcar com 2 colheres de água, adicione o leite, o azeite, os ovos, o sal e misture bem. Em seguida acrescente o purê de aipim, misture bem e aos poucos vá adicionando a farinha branca e integral até obter uma massa que solte das mãos mas ainda estará um pouco mole.

Deixe descansar 1 hora ou até dobrar de volume.

Aqueça o forno a 200ºC. Unte as formas e faça 2 pães (eu optei por fazer pães para hambúrguer) deixe crescer por 30 minutos.

Asse os pães até ficarem douradinhos, por aproximadamente 30 minutos.




 

Comentários