Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

O cuidado com a saúde e a prevenção são importantes para evitar o câncer
Hoje, 4 de agosto, é o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer e assim como o Dia Nacional da Saúde (05/08), seu objetivo é alertar para o cuidado constante com a saúde e para a prevenção do câncer e de outras doenças.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é diagnosticada anualmente em mais de 11 milhões de pessoas e é uma das principais causas de morte.
Por isso, campanhas como essa são criadas para disseminar informações, pois a prevenção ainda é uma arma poderosa no combate à doença. E quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

A mudança de hábitos deve ser o primeiro passo para prevenir o câncer, começando por uma alimentação nutritiva e balanceada. Alimentos gordurosos devem ser evitados, pois estão relacionados ao aumento de câncer de estômago e de intestino, e devem ser substituídos por alimentos com fibras, além de um maior consumo de legumes, folhas e frutas que auxiliam para um melhor funcionamento digestivo e intestinal.

A prática de exercícios físicos também é recomendada. Trinta minutos de exercícios diários ajudam a prevenir não só o câncer, mas doenças cardiovasculares também. Outra importante recomendação é livrar-se do cigarro porque muitos tipos de câncer, principalmente o de pulmão, estão relacionados ao tabagismo. E isso vale tanto para quem fuma como para aqueles que não fumam, mas que inalam a fumaça.


Os cuidados com a pele também são fundamentais: água para hidratação e protetor solar são fortes aliados para o combate ao câncer de pele. Qualquer mudança constatada na pele deve ser informada imediatamente ao dermatologista.

O uso do preservativo é e sempre será imprescindível, pois evita doenças sexualmente transmissíveis que aumentam a chance do surgimento de alguns tipos de tumores. Além disso, exames de rotina ajudam na prevenção do câncer e na detecção da doença logo na fase inicial. As mulheres devem sempre fazer o autoexame e realizar mamografia anualmente a partir dos 40 anos, além de exames ginecológicos para prevenção do câncer de colo de útero. E os homens a partir de 45 anos, devem consultar o urologista para realizar o exame de PSA para prevenção do câncer de próstata.

Como informação sobre saúde nunca é demais, que essa data motive o compartilhamento dessas dicas e inspire à adoção de novos hábitos para uma melhor qualidade de vida. Prevenir sempre será o melhor remédio.

Comentários