Pular para o conteúdo principal

Para fazer em casa: receita de Guacamole

O abacate é uma fruta versátil: ainda que no Brasil seja mais consumida em vitaminas ou outras combinações adocicadas, em diversos outros lugares do mundo é mais popular na composição de pratos salgados.
São molhos para salada, patês, assados e outras inúmeras receitas que trazem a fruta em sua composição. Entre elas, a mais conhecida de todas é a Guacamole, prato tradicional da culinária mexicana que conquistou os gostos do mundo. E aproveitando que nesta semana, o abacate está com preço em baixa na CEAGESP, separamos uma receita para que você conheça esta saborosa alternativa de antepasto à base da fruta:

Ingredientes
2 tomates médios sem sementes
1 pimenta dedo-de-moça média
1/2 maço médio de coentro
1 abacate médio
Suco de 1 limão médio
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
Tortilha pronta ou salgadinhos de milho para acompanhar

Modo de Preparo
Pique o tomate em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-a em pedaços bem pequenos. Pique finamente as folhas de coentro e reserve. 
Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e regue com o suco de limão. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal e misture. Sirva a seguir.

Atenção: Sirva o guacamole logo depois de pronto, para evitar que o abacate escureça e fique amargo. Caso não sirva imediatamente, conserve o guacamole na geladeira.