O
diretor presidente da CEAGESP, Johnni Hunter Nogueira, anunciou na tarde desta
terça-feira em coletiva de imprensa as medidas que a Companhia irá tomar para
amenizar a situação causada pela enchente do rio Pinheiros no Entreposto
Terminal São Paulo (ETSP). Falou ainda dos prejuízos causados pelas chuvas na
comercialização da última segunda-feira (10/2) e quais orientações estão sendo
repassadas aos comerciantes do ESTP.
Acompanhado
do diretor técnico operacional Carlos de Orleans Guimarães Sobrinho, o chefe da
Seção de Economia e Desenvolvimento, o economista Flávio Godas, do gerente do
Departamento de Entreposto da Capital, Rubens Reis de Souza Junior, e o chefe
da Seção de Controle de Qualidade Hortigranjeira, o engenheiro agrônomo Gabriel
Vicente Bitencourt de Almeida, o presidente da CEAGESP informou que
forças-tarefas serão montadas para monitorar o mercado 24 horas, com trabalhos
de fiscalização e segurança, com intuito de inibir a comercialização ilegal de
mercadorias e assim prevenir possíveis casos de contaminação alimentar.
Todos
os alimentos contaminados ou que tiveram contato com as águas das enchentes
estão sendo recolhidos para serem devidamente descartados, por questões de
segurança alimentar. Com esse intuito, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) também
cancelou temporariamente o recebimento e a doação de frutas, legumes e verduras
provenientes do mercado, devendo retomar as atividades com a normalização do
abastecimento no ETSP.
A
CEAGESP está colocando o corpo técnico da Seção de Controle de Qualidade
Hortigranjeira à disposição dos comerciantes e público em geral para prestar
esclarecimentos e sanar dúvidas em relação à segurança dos alimentos, seja pelo
telefone 11-3643-3825/3827 ou e-mail cqh@ceagesp.gov.br.
Equipes
de limpeza e de recolhimento de dejetos estão circulando pelo mercado para as
operações de lavação do ETSP, e os caminhões de coleta trabalham para retirar
das vias do Entreposto todo o lixo acumulado nas caçambas e áreas de
recolhimento de mercadorias impróprias para consumo. Para que isso se torne
mais efetivo, os portões do ETSP permaneceram fechados durante todo o dia, para
evitar a circulação de caminhões e transeuntes.
Estima-se
que o mercado deixou de comercializar cerca de 7 mil toneladas de alimentos –
entre frutas, legumes e verduras – na última segunda-feira dia 10/2 em decorrência
da enchente, um prejuízo aproximado de cerca de R$ 20 milhões, e outros R$ 4
milhões aproximados em vendas não realizadas. A comercialização na terça-feira
é uma das mais fracas durante a semana, e a feira de flores e de pescados foram
canceladas, evitando maiores prejuízos com a possível perda de mercadoria.
Por
ora, o varejão de quarta-feira, que normalmente ocorre no pátio do portão 7 da
Av. Dr. Gastão Vidigal 1946, ainda não tem previsão de funcionar, devido ao não
funcionamento do mercado no ETSP. Até o final desta terça-feira, espera-se que
a energia elétrica seja normalizada em todos os pavilhões, pois até o meio-dia
de hoje, 30% dos boxes ainda estavam sem luz.
Para
escoar a quantidade de veículos parados dentro do ETSP, excepcionalmente foram
abertos os portões 5 e 14 somente para saídas de caminhões e trânsito de
guinchos e mecânicos. A administração da CEAGESP também está contratando
guinchos para o transporte dos caminhões que tiveram problemas por conta da
enchente. Os comerciantes e motoristas que tiverem algum problema serão
atendidos por equipes especialmente montadas para isso dentro do Departamento
de Entreposto da Capital (DEPEC), e com isso, a administração da Companhia
espera minimizar todos os problemas causados pela enchente do dia 10 de
fevereiro.
Todas
essas ações serão realizadas em parceira com os permissionários, para que a
situação no Entreposto Terminal São Paulo possa voltar à normalidade o mais breve
possível. Sobre as especulações sobre um possível desabastecimento ou aumento
nos preços, a Companhia acredita que tais boatos são infundados e que assim que
a comercialização no mercado volte a funcionar, tudo isso também voltará ao seu
ritmo normal.
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