Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Saiba quais alimentos ajudam no bronzeamento



Já dizia a música gravada pela Marina que “vem chegando o verão”, e com ela a exposição de pele na praia ou na piscina, clube ou rio, e ninguém quer chegar lá aparecendo um fantasminha de tão branco, não é verdade! E como nada acontece de uma hora para outra, conseguir “aquele” bronzeado também exige tempo e alguns cuidados, principalmente para não ficar muito exposto aos raios solares e acabar com queimaduras ou insolação. 

Uma maneira saudável de ter aquela cor bonita na pele é começar de dentro para fora, ou seja, consumindo alimentos que vão ajudar não só a se bronzear melhor, como também a manter aquele tom dourado por muito mais tempo. 

O importante é lembrar que tomar banho de sol depois das 10h da manhã até às 16h é muito prejudicial, porque é justamente o momento em que os raios solares atingem o solo com mais intensidade, podendo causar mais malefícios à pele do que benefícios. Por isso ser muito importante o uso de cremes com filtro solar com fator de proteção acima de fator 30.

Para início de conversa, não adianta consumir os que listaremos a seguir no dia em que se vai à praia ou clube para tomar sol: o preparo deve ser de no mínimo uma semana antes, para que os nutrientes possam ser devidamente absorvidos pelo organismo e possam surtir algum efeito. 

Nem consumi-los em demasia – principalmente alimentos ricos em betacaroteno – para não ficar com um tom de cenoura na pele. O ideal é consumir de três a quatro porções diários desses alimentos. Além disso, ingerir muita água, para ajudar no metabolismo do corpo e liberar as toxinas que podem causar o envelhecimento da cútis.

Veja o que consumir para ficar com um bronzeado lindo:

  • Alimentos ricos em vitamina C – um poderoso antioxidante – como acerola, caju e limão, que ainda ajudam a proteger o organismo contra a radiação dos raios solares.
  • Alimentos ricos em licopeno – outro poderosos antioxidante – como o tomate e melancia. Aliás, melancia tem 40% mais licopeno do que o tomate cru, além de hidratar o organismo e ajudar na digestão devido às suas fibras.
  • Alimentos ricos em vitamina K e D – apontados como bronzeadores naturais -, como folhas verdes escuras como rúcula, couve, espinafre, agrião e brócolis.
  • Alimentos ricos em betacaroteno – que dá aquela linda cor dourada à pele -, como cenoura, abóbora, manga, laranja, damasco, mamão papaia, manga, batata doce, pimentão vermelho e amarelo, beterraba.
  • Para ajudar na absorção de betacaroteno pelo organismo, é aconselhável consumir também alimentos ricos em ômega 3, como azeite, quinoa, nozes e pescados, como o salmão.

É bom lembrar que o Brasil também é um dos campeões em óbitos por câncer de pele no mundo – responde por 33% dos casos oncológicos registrados no pais – portanto use do bom senso, use sempre protetor solar, não abuse e não fique exposto ao sol por mais tempo do que o recomendado. Um ótimo verão para todos nós!

Comentários