Pular para o conteúdo principal

Consumir caroços e sementes fazem mal à saúde?



Quem nunca ouviu falar que engolir sementes pode causar apendicite? Ou, mais absurdo ainda, que pode crescer uma árvore no corpo? Esses são alguns dos boatos mais comuns em relação ao consumo de sementes e caroços.



Para não deixar mais nenhuma dúvida sobre o assunto, conversamos com a Dra. Fabiane Camara, engenheira de alimentos da CEAGESP, Confira.





Ingerir caroços e sementes de frutas e vegetais faz mal à saúde?

A presença de compostos tóxicos naturais em algum vegetais é relativamente comum. Sementes de damasco (Prunus armeniaca) e maçã (Malus domestica), caroço de frutas como pêssegos (Prunus persica) e cerejas (Prunus avium (doces) e Prunus cerasus (ácidas)), podem conter substâncias tóxicas.



Entretanto, o perigo de intoxicação não é devido à ingestão das frutas frescas, onde geralmente o caroço fica intacto, mas sim pelo processamento industrial no caso de danificação do caroço e contaminação, onde o suco, polpa ou o produto final contém quantidade significativas tóxicas de HCN (ácido cianídrico). Comer algumas maçãs com sementes, por exemplo, não fará mal pois as quantidades químicas de substâncias tóxicas são pequenas demais para desencadear intoxicação.



O que chamamos de “sementes” no morango (Fragaria) são na verdade, os frutos verdadeiros, contêm fibras insolúveis, que ajudam a evitar a constipação (intestino preso), entretanto, elas podem ser prejudiciais para pessoas com distúrbios intestinais como a diverticulose (doença inflamatória ao longo da parede intestinal).



O caroço da jabuticaba (Plinia cauliflora), se consumido em excesso, pode atrapalhar o processo de digestão, causando o intestino preso ou aumento do ressecamento do intestino. Devido a isto, o recomendado é não engolir o caroço da jabuticaba.



Existe alguma fruta ou vegetal que a ingestão de caroços e sementes seja benéfica para a saúde?

Sementes de abóbora (Curcubita moschata) possuem elevado teor proteico e de óleo e também são muito utilizadas na medicina popular como vermífugo. São geralmente consumidas tostadas e salgadas. O tratamento térmico das sementes, é um procedimento utilizado amplamente para melhorar a palatabilidade e a qualidade nutricional, entre outros.



Sementes de abóbora, de jaca (Artocapus  heterophyllus) e abacate (Persea americana), podem desidratadas e transformada em farinhas para serem utilizadas como ingredientes em biscoitos . A semente de jaca, que quando torrada apresenta aroma de chocolate, pode ser utilizada como ingrediente para a indústria.

O caroço do abacate é mais rico em antioxidantes (substância que combate o envelhecimento) do que a polpa.



A amêndoa da semente da manga, pode ser incluída na dieta humana, de aves, suínos, cães, gatos, coelhos, equinos e outros animais monogástricos. A farinha processada também tem sido testada em substituição a farinha de trigo na preparação de biscoitos.



Existem diversas histórias e boatos, que contam que comer sementes e caroços pode influenciar no surgimento de apendicite, isso é verdade?

Ao contrário do que muitos acreditam, a ingestão dos caroços ou sementes, não é responsável pelo surgimento da apendicite, que é a inflamação aguda de uma parte do intestino chamada apêndice.  Ela acontece geralmente pela retenção de gordura ou restos fecais ou ainda como resultado de infecções gastrointestinais.



Existe algum cuidado ou recomendação especial ao ingerir esse alimentos?

Apesar dos perigos que essas substâncias podem representar não é preciso deixar de consumir estes vegetais ou produtos derivados, pois o processamento do produto para o consumo (cozimento, fritura, desidratação), tem a capacidade de reduzir o risco de intoxicação.



Quer saber mais informações sobre frutas, verduras e legumes? Acesse o Hortiescolha, lá você encontrara diversas informações que irão lhe auxiliar na hora da escolha de frutas e hortaliças. Vale a pena dar uma olhadinha!



Aproveite também e venha visitar o varejão da CEAGESP e aproveite todas as variedades que a feira tem a oferecer. Confira os horários.



NA CAPITAL:



  • ETSP
    4ª feira – das 14h às 22h
    no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
  • Sábado – das 7h às 12h30
  • Domingo – 7h às 13h30 - no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3



 NO INTERIOR:



  • Sorocaba
  • 4ª feira – das 16h às 22h
  • Sábado – das 7h às 13h

Comentários