Pular para o conteúdo principal

BCA recebe doação recorde de 25,4 toneladas de alimentos

Uma cena que há muito não se via no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) foi registrada esta semana: dezenas de caixas de frutas, legumes e verduras (FLV) lotavam o pátio interno do BCA, totalizando um total de 25.480 kg, ou 25,5 toneladas de produtos. É a maior quantidade de FLVs que o BCA já recebeu de janeiro a maio deste ano, recebido em apenas no dia 21 de maio.
Esse total foi a soma entre doações feitas por comerciantes do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) ou arredores – que foi de cerca de 24.631 kg, e de carga apreendida pelo serviço de fiscalização que atua no mercado –aproximadamente 849 kg.
As frutas foram os itens mais recebidos de doações pelo BCA. Só de melancias foram 18 toneladas, seguidas de mamão (30.50 kg) e manga (2.770 kg). Também foram doados 120 kg de caqui e 60 kg de banana. Entre as apreensões da fiscalização, foram recolhidos 90 kg de mamão, 20 kg de melancia e 15 kg de abacaxi, entre outros produtos.
De legumes e verduras, chamou a atenção a quantidade de escarola e acelga doadas: respectivamente, foram 210 kg e 112 de cada produto. Dos itens recolhidos pela fiscalização, foram 198 kg de tomate, 137 kg de abóbora, 58 kg de pimentão e 54 kg de mandioca, entre os mais de 25 itens apreendidos por estarem em situação irregular no mercado.
Esse total de 25,4 toneladas de alimentos será distribuído para 11 entidades assistenciais cadastradas junto ao BCA, e mais dois bancos de alimentos municipais das cidades de Taboão da Serra e Carapicuíba, na região da Grande São Paulo.
As empresas que realizaram essa doação recorde foram a JJF Tropical, H. Shimizu, Nenem, Roque Neves, Matsusako, Rodrigo, Onishi, Orita, Terra Boa, Andrade, Maçaira, Kibam e Go Green.
SOBRE O BCA
Criado em 2003, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) faz parte do projeto social da CEAGESP, cujo propósito principal é combater o desperdício de alimentos ao redirecionar frutas, legumes e verduras doados pelos comerciantes do Entreposto Terminal São Paulo para entidades cadastradas que fazem atendimento a pessoas em situação de risco alimentar, como moradores de rua, dependentes de substâncias químicas, pessoas de baixa renda ou em situação de exclusão social.
Em 2018, o BCA registrou cerca de 753 atendimentos, que totalizaram algo em torno de 902 toneladas de produtos que deixaram de ir para o lixo e foram utilizados para alimentar centenas de pessoas beneficiadas pelo programa. De janeiro a abril de 2019, o Banco CEAGESP de Alimentos conseguiu fazer cerca de 173 atendimentos, um total de 304 toneladas de frutas, legumes e verduras reaproveitadas para consumo humano.
Para saber como doar ou se cadastrar para receber as doações, e conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.

Comentários