Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Alimentação na Escola

Neste domingo, 21 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Alimentação na Escola. A data tem o objetivo de chamar a atenção de todos sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares em crianças, jovens  e adultos estudantes.
Estudos comprovam que uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, o que impacta diretamente no processo de aprendizagem. Por isso a importância de ensinar bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida, em casa e no ambiente escolar.
No Brasil, foi criado em 1955 o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que por meio da legislação, possibilita a expansão do atendimento de alimentação escolar a todos os alunos da educação básica brasileira (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos – EJA), o desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional no projeto político pedagógico nas escolas e a participação de agricultores familiares como fornecedores de alimentos para as escolas. São mais de 60 anos contribuindo para a construção e o fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis.
E a CEAGESP, que possui a maior central de abastecimento da América Latina, contribui para a Alimentação Escolar por meio do projeto Hortiescolha.
Equipe de nutricionistas conhecendo o projeto Hortiescolha
Desenvolvido pela Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), trata-se de um programa gratuito de orientação de compras de frutas e hortaliças frescas para os serviços de alimentação fora de casa, em especial a alimentação escolar. Nele, é possível ter a orientação adequada para a melhor tomada de decisão na hora da escolha, considerando a variedade, classificação, padrão mínimo de qualidade e melhor época para aquisição.
O trabalho do Hortiescolha, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é uma parceria com o Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).
Para saber mais a respeito desse projeto, basta entrar em contato com a SECQH pelo telefone (11) 3643-3827 ou pelo e-mail cqh@ceagesp.gov.br.

Comentários