Pular para o conteúdo principal

Relaxamento e conscientização em mais um dia de SIPAT

Dando sequência à edição 2018 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), o quarto dia começou a participação da terapeuta holística Katia Menezes, falando sobre a importância do relaxamento e ensinando como é possível separar alguns minutos diários para a prática de técnicas simples de meditação. Na sequência,  foi a vez da realização de sessões de Reiki, prática de cura pela energia das mãos, ministradas pelas reikianas Katia Menezes, Marcia Fernandes, Vilmary Macedo e Andrea Canovas.
Imagem: Arquivo/CEAGESP
No período da tarde, o médico do trabalho da CEAGESP, Dr. Moacyr Eleutério,  ministrou a palestra "Aids - Prevenção e controle da epidemia". No início da apresentação, Dr. Moacyr apresentou brevemente um panorama das epidemias que pareciam controladas, mas que estão retornando e atingindo a população. Mesmo não divulgadas pela grande mídia, Febre Amarela, Dengue e Tuberculose são exemplos de doenças virais que silenciosamente tem crescido nas grandes cidades.

Sobre a Aids, doença viral que ainda gera muito preconceito, foram abordados os principais temas que a norteiam e geram muitas dúvidas:
Vírus causador: HIV

Contágio: é transmitido somente pelo sangue, sêmen e fluidos vaginais
Exemplos de situações de risco: sexo não seguro e contato com sangue
Exemplos de como a AIDS não é transmitida: por meio de saliva, lágrimas, espirro, picada de inseto e uso comum de utensílios domésticos

Curiosidades: O primeiro caso registrado de HIV foi em Nova York no ano de 1981 e no ano Brasil, em 1982. Aqui, o uso do medicamento AZT teve início em 1987 e em 1991, os medicamentos passaram a ser distribuídos gratuitamente. Em 2003, o Brasil foi considerado referência mundial no trabalho desenvolvido para a prevenção e controle da doença.

Após a apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas com o médico sobre o tema e para finalizar, participaram de sorteios que teve como brindes, caixinha de som, livro, massageador, bolsinhas e outros.

Como todos os dias, o evento também teve a participação dos profissionais da Drogaria São Paulo na aferição da pressão, as caricaturas do Borges, cálculo do IMC e café.
Quem ainda não participou dessa edição da SIPAT, amanhã é a última chance. Participe!


Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Imagem: Arquivo/CEAGESP

Saiba mais:
Segundo dia da SIPAT aborda saúde mental e alimentação
Terceiro dia de SIPAT combina segurança e saúde
Começa a SIPAT 2018 na CEAGESP









Comentários