Pular para o conteúdo principal

Parabéns Teresina pelos seus 166 anos

O município mais populoso que também é a capital do estado do Piauí está de aniversário: Teresina completa nesta quinta-feira, 16 de agosto, 166 anos.
Primeira cidade construída em traçado geométrico, planejada e com vias largas, encanta com seu jeito simpático e acolhedor e é a única capital do nordeste que não possui um litoral, porém, o fato de estar entre dois importantes rios, o Parnaíba e o Poty, mais a farta área verde dá à Teresina o título de "Cidade Verde". São inúmeras as frondosas árvores espalhadas por ruas, praças, avenidas e quintais que amenizam o calor quando a temperatura aumenta na região. 
Sem praia, a famosa cidade nordestina conquista os turistas com suas riquezas culturais e pelo vasto leque de eventos realizados, como feiras, práticas desportivas, exposições, etc.
Na Central de Artesanato, é possível encontrar esculturas e santos feitos em madeira, produtos em cerâmica, couro, fibras, palha e pinturas para adornar a casa ou levar de lembrança.
E os sabores? Claro que não poderia deixar a desejar. Além dos doces, cachaças e sarapatel, há o famoso "Maria Isabel", uma deliciosa mistura de arroz com carne seca de gado, que também pode ser substituído por carne de bode, galinha caipira ou pato. Também há a carne seca socada no pilão e misturada com farinha e cebola branca, conhecida como paçoca. 

** Do Piauí para o Entreposto da Capital
Em 2017, vieram do Piauí mais de 14 toneladas de camarão e aproximadamente 560 toneladas de melão, sendo dos tipos amarelo, net melon e pele de sapo.



Comentários