Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre a berinjela, o produto destaque da semana (13/3)



A berinjela é fruto da planta Solunum melongena e segundo historiadores, é originária da Índia onde seu cultivo data de mais de quatro mil anos. Primeiramente usada como planta ornamental, começou a ser cultivada pelo homem e tornou-se alimento e planta medicinal.
Também existente nas cores branca, verde, rosa ou preta, no Brasil a mais conhecida é a de casca violeta, lisa e brilhante, muito usada no preparo de saladas e conservas, ou ainda servidas grelhadas, assadas ou simplesmente cruas.
Por ser de alto valor nutricional e de baixa caloria, a berinjela é considerada um ótimo alimento para prevenir e auxiliar no tratamento contra diabetes e redução de colesterol. É rica em proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C e minerais como o cálcio e o potássio.


Nutricionistas afirmam que o alimento é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento celular, colabora para o funcionamento adequado do organismo e ajuda a manter a pele sempre saudável. Também é muito popular quando o assunto é emagrecimento, pois acredite-se que a “água de berinjela” é uma forte aliada para a redução de peso. 


Em 2017, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu mais de 30 mil toneladas do legume, vindo principalmente das cidades paulistas de Elias Fausto, Mogi Guaçu, Aguaí, Mogi Mirim e Casa Branca, e da cidade mineira de Pouso Alegre, tendo boa oferta o ano todo. No dia 13/3 o preço médio do quilo estava custando R$ 1,80 no atacado.

Comentários