Quando se fala em molho pesto, logo vem a imagem de folhas de manjericão, pinoli (que são sementes de pinheiro-manso) e queijo ralado. Para os amantes de um bom prato de massa, macarrão com pesto é tão bom quanto macarrão com molho de tomate, ou seja, são receitas clássicas da cozinha ocidental!
Só que nem sempre temos à mão todos esses ingredientes, além de alguns deles serem um pouco caros, como é o caso do pinoli. Mas calma! Se na vida há jeito para tudo, por que não se teria para se fazer um pesto também? Basta trocar alguns ingredientes e pronto, você terá à mão um molho tão gostoso quanto o original! Um dos elementos da receita é o pimentão verde, o produto destaque da semana.
Além de barato, é fácil de ser encontrado e pode ser usado tanto com casca como sem casca, que depois de levado ao forno, acrescenta um leve sabor defumado ao prato. Para tirar a casca, asse o pimentão por alguns minutos no forno até queimar um pouco. Mergulhe o pimentão ainda quente em água fria e retire a casca, que assim sairá com mais facilidade.
Esse molho pesto vai muito bem como molho de massas, acompanhamento de carnes assadas ou simplesmente para comer com torradas. Fica uma delícia com fatias de pão italiano também, servindo como um aperitivo gostoso e barato. Vamos à receita?
PESTO DE PIMENTÃO VERDE
Ingredientes
- 4 pimentões verdes
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (ou vinagre comum)
- 1/4 de xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
- 3 dentes de alho sem o miolo (corte o alho ao meio e retire a parte verde)
- 3⁄4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1⁄2 xícara (chá) de amêndoa ou nozes
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
- No copo do liquidificador ou processador de alimentos, bata o pimentão com o alho e as amêndoas, até formar uma pasta uniforme.
- Acrescente o azeite aos poucos, despeje o vinagre balsâmico e o queijo ralado, até formar um molho consistente.
- Tempere com sal e pimenta a gosto e já está pronto ser consumido. (Se não for consumir de imediato, guarde em pote hermético por até uma semana na geladeira).
Comentários
Postar um comentário