Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Colaboradoras participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

Colaboradoras que participaram da palestra com a equipe da Drogasil - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Outubro é o mês destinado para a divulgação do câncer de mama, com a campanha Outubro Rosa.  Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 1,38 milhões de casos e 458 mil mortes são causadas pela doença por ano.

Não só mulheres podem ter, é menos comum, mas o câncer de mama pode atingir os homens. De acordo com a OMS a proporção é que a cada 100 mulheres com a doença, um homem tenha.

Esses foram alguns dados apresentados na palestra promovida pela Drogasil sobre a prevenção contra o câncer de mama, realizada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), no auditório Nelson Loda, no último dia 31/10, pela farmacêutica Viviane Giacometti.

Os estágios da doença variam de 0 a 4, sendo 0 apenas alterações celulares que normalmente não chegam a formar um nódulo, e 4 há comprometimento de outros órgãos. Não existe um tratamento especifico para a doença, cada caso é um caso, e deve ser avaliado por um médico.

Existem alguns fatores que aumentam o risco de ter câncer de mama, são eles:
  • Histórico familiar
  • Idade
  • Menstruação precoce
  • Menopausa tardia
  • Reposição hormonal
  • Colesterol alto
  • Obesidade

Os sintomas podem variar de acordo com o tamanho e o estágio do tumor. A maioria deles não apresenta sintomas no começo.

DICAS:
  • Faça o autoexame ao menos uma vez ao mês
  • Consulte o ginecologista periodicamente
  • Mamografia
  • USG (ultrassonografia)

A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, caso exista algum caso na família, é importante que o exame seja feito antes. Recomenda-se que os exames não sejam feitos perto do ciclo menstrual, para que não existam alterações.

Quando descoberto no início, o tratamento tem até 95% de chances de cura. Por isso é fundamental o acompanhamento de um médico, e que os exames sejam feitos frequentemente, assim evitando não só essa doença, mas outras que podem vir a aparecer.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), apoia essa causa. Confira as campanha realizada em outubro deste ano para a divulgação da prevenção do câncer de mama.
Em 2016:
Equipe da Drogasil - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Chefe da Seção de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (SEDEP), Camila Morina abrindo a palestra - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Farmacêutica Viviane Giacometti explicando sobre a importância do autoexame - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Dados da OMS apresentados durante a palestra - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Estágios do Câncer de mama - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Todas receberam um informativo após o término - Imagem: Arquivo/CEAGESP

Comentários