Pular para o conteúdo principal

Flores sazonais em Agosto

Copo de Leite é uma das flores sazonais do meu de agosto - Imagem: Arquivo/ CEAGESP
Diferente do mês de Julho, em Agosto mais flores começam a entrar na época propicia para o plantio. Essa lista apresenta as 16 espécies de flores sazonais para o mês:

Astromélias
São originárias dos países Peru, Chile e Brasil. Podem viver três ou mais anos em meia-sombra ou sob pleno Sol. Podemos encontrar astromélias de várias cores e as flores são parecidas com Lírios, por isso recebe o apelido de lírios em miniatura.
 

Azaleia
Teve origem em regiões asiáticas como China e Japão. A azaleia se adapta a diferentes tipos de solos e temperaturas. Mesmo não tendo origem no Brasil foi adotada como flor símbolo da cidade de São Paulo.
 

Boca de Leão
Nasceu na região mediterrânea da África e Europa. Sua flores surgem como espigas no topo dos ramos. Popularmente tem esse nome, pois quando uma de suas flores está se abrindo, lembra a boca de uma fera.
 

Branquinha
Veio da Europa e precisa de pleno Sol para ser cultivada. Suas flores são delicadas e aparecem em grande número. Ela começa a florescer agora no inverno e vai até a primavera.
 

Copo de Leite
África do Sul é o seu país de origem, podendo ser encontrada de forma natural ao redor de lagos. É uma flor ornamental bastante usada para decoração. Está adaptada ao clima tropical, mas prefere temperaturas mais baixas. Tem esse nome por causa do seu formato.
 

Cravina
É uma miniatura do cravo originária da Ásia. Tem grande capacidade de adaptação e pode ser encontrada na variação das seguintes cores: branca, rosa, violeta ou vermelha. Tem como característica atrair borboletas e abelhas. Seu desenvolvimento é melhor com a luz do Sol.
 

Estrelícia
Nativa da África do Sul pode ter entre 1 e 2 metros, cada haste com 5 a 8 flores. A maior parte da sua floração acontece entre o inverno e a primavera. Por ser uma planta bastante resistente não precisa de atenção especial. No verão é preciso regá-la.
 

Flor de trigo
Nem todas as flores se transformam em frutos, veio do sudoeste da Ásia. Pode chegar até a 1,5 metros de altura e geralmente são encontrados de 2 a 3 grãos em cada espigueta.
 

Gladiolo
Teve sua origem na África do Sul e é popularmente conhecida como palma-de-santa-rita, porque sua aparência lembra espadas ou lanças. Como consequência dos cruzamentos, hoje podemos encontrar a flor de diversos tamanhos. A variedade atinge também as suas cores que vão do branco ao roxo-escuro, vários tons de rosa, vermelho, amarelo, laranja, verde e lilás.
 

Goivo
Nativo da região mediterrânea é cultivada por profissionais em sua maioria para projetos paisagísticos e de jardinagem, em casas e estabelecimentos comerciais. Tem um crescimento rápido e prefere temperaturas amenas. As flores são bastante perfumadas principalmente à noite.
 

Grama
Não se sabe ao certo a sua origem. São muito utilizadas para ornamentação, paisagismo, jardinagem e campos esportivos
 

Lírio
Originária da Ásia e Europa é uma das flores mais conhecidas no mundo perdendo só para a rosa. São encontradas flores de diversas formas e cores, exceto na cor azul. A flor branca tornou-se símbolo da pureza.
 

Margarida
Natural da China e regiões da Ásia seu nome vem do latim margarita, que significa “pérola” é conhecida popularmente como bem-me-quer e malmequer. Pode ser encontrada na cor branca e em tons alaranjados e amarelados.
 

Orquídea
 

Vinda do oriente, destaque para Japão e China, apresenta uma enorme variedade de cores, tamanhos e formas. Pertence a maior de todas as famílias botânicas. Baunilha pode ser produzida a partir do fruto de algumas espécies de gênero.
 

Palmeira
Quando os portugueses chegaram no Brasil, os índios já haviam batizado a terra de Pindorama, que em tupi-guarani significa “Terra das Palmeiras”. Não precisa de cuidados especiais, suas folhas quando ficam velhas mudam sua coloração para marrom e caem com o tempo.
 

Prímula
Teve seu aparecimento na América do Norte e depois foi levada a Europa. Por ter cores vibrantes é bastante utilizada para a decoração de ambientes internos. Tem porte pequeno de 20 a 30 centímetros se adequando a vasos. Para melhor desenvolvimento é aconselhável colocar a flor perto do Sol.
 

Na Feira de Flores da CEAGESP no Entreposto da capital é possível encontrar flores, mudas de árvores, sementes e plantas ornamentais o ano inteiro. Não deixe de conferir:
 

3ª e 6ª feira das 0h às 9h30
(da 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclusive aos feriados)
Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) - Estacionamento pelos portões 4 e 7
 

2ª e 5ª feira das 2h às 14h* (inclusive aos feriados)
*os comerciantes costumam encerrar a comercialização antes das 10h
Praça da Batata - Estacionamento pelos portões 6 e 18 (veículos pequenos) e portão 7 (veículos grandes)
Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina

Comentários