Pular para o conteúdo principal

Dicas CEAGESP: Cenoura e abacate estão mais em conta essa semana (25/5)

Celebramos o Dia de Proteção às Florestas nessa segunda-feira



Florestas cobrem 31% da superfície terrestre - Imagem: Wikimedia
Apesar da humanidade conhecer a importância das florestas ainda é preciso haver uma data dedicada à sua proteção. Nessa segunda-feira, 17/07, comemoramos no Brasil o Dia da Proteção às Florestas mesmo com pouco a ser celebrado.

As florestas são fundamentais para o ciclo da água, com a proteção de nascentes e a manutenção da qualidade e quantidade de água disponível, purificam o ar, concentram carbono, representam a origem da fauna e da flora, abrigam aproximadamente 750 milhões de pessoas em todo o mundo e fornecem meios de subsistência para mais de 1,6 milhões de seres humanos.

Além disso, as florestas são fontes de recursos para a sociedade como madeira, plantas medicinais e alimentos, entre outros, são locais de pesquisa, recreação e turismo. Mas a exploração sem limites desses recursos vem causando impactos climáticos globais.

O desmatamento pode ocorrer pela urbanização, abuso de culturas agrícolas, exploração madeireira sem garantias de reflorestamento, desvios do curso de rios e queimas.

O Brasil abriga parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Além dela, nosso país também possui a Mata Atlântica, Floresta das Araucárias e Mata dos Cocais. O Código Florestal aprovado em 2012 pela Lei 12.651 prevê formas de evitar incêndios florestais e instituiu mecanismos econômicos e financeiros para preservar nossas matas. Porém, após cinco anos, a lei não foi totalmente implementada.

Comentários