Pular para o conteúdo principal

Acelga é uma das verduras mais nutritivas, saiba mais sobre o produto da semana



Dê preferência pelas folhas mais claras - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Acelga é uma hortaliça cultivada desde 350 a.C. estima-se. Ela é uma das verduras preferidas da cultura europeia, principalmente dos suíços, foi trazida para a América no século XIX e possui grande quantidade de nutrientes. Também pode ser conhecida como beterraba branca.


O alimento é um importante aliado para combater anemias, pois é rico em ácido fólico, ferro e vitamina C. A vitamina ainda fortalece o sistema imunológico, concede resistência aos vasos sanguíneos e ajuda na absorção de nutrientes pelo organismo.


A acelga também possui vitamina A, essencial para a saúde de olhos e pele, e vitaminas do complexo B que atuam sobre o sistema nervoso. O alimento ainda é fonte de fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco, proteínas e carboidratos. As fibras alimentares presentes na acelga atuam sobre os sistema digestivo e facilitam o trânsito intestinal ajudando contra prisões de ventre.


O ideal é que suas folhas estejam na cor verde-claro com o talo esbranquiçado no momento da sua ingestão. A acelga possui grande teor de oxalato, substância de dificulta a absorção de cálcio pelo organismo, por isso o seu consumo não deve ser exagerado.


É possível encontrar o alimento no varejo em oferta na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). O Varejão em São Paulo acontece nos seguintes dias e horários: 

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30 Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3


Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina. 


Outras informações dicas de alimentos podem ser encontradas nas mídias da CEAGESP, Facebook e Instagram.

Comentários