Pular para o conteúdo principal

Milho verde é o destaque da semana na CEAGESP da capital

Produto é o queridinho nessa época de festas juninas - Imagem: Arquivo/CEAGESP
O alimento é o queridinho nessa época de festas juninas, mas também é muito procurado durante todo o ano: o milho verde. Esse é o produto da semana na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

Na agricultura brasileira, o milho é a segunda maior cultura produzida perdendo apenas para a soja. Com objetivo de estimular sua importância, foi criada a Lei 13.101/2015 instituindo o Dia do Milho comemorado no dia 24 de maio. O produto é central em pratos como a pamonha, o curau, o mingau e a pipoca.

Além da sua tradição na culinária nacional, o milho é um dos principais alimentos para aves e suínos. O Brasil é atualmente o segundo maior exportador do produto, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Além do seu valor agrícola e sabor único, o alimento também é fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. O milho verde é fonte de vitamina A, essencial para a pele e visão, vitamina B1, que gera energia e atua no sistema nervoso, vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e regula o metabolismo.

Esse produto também fornece fibras alimentares, que ajudam a regular o funcionamento do intestino e controlar o colesterol, e magnésio, mineral responsável por regular os batimentos cardíacos, auxiliar na absorção de outros nutrientes e na digestão.

Na última segunda-feira (12/06) o quilo do milho verde estava cotado a R$ 0,75 no comércio atacadista no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Em 2016 entraram 50.071 toneladas do alimento na unidade da CEAGESP na capital.

Junho é o mês com maior oferta do produto, a recomendação dos nutricionista é que não se abuse do seu consumo com sal e manteiga.

Os principais municípios fornecedores do milho verde para ETSP até então foram Capela do Alto, Casa Branca, São Miguel do Arcanjo, Itapetininga, Pilar do Sul e Araçoiaba da Serra, todos no Estado de São Paulo.

O público do varejo pode encontrar milho verde no Varejão da capital nos seguintes dias e horários:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30

no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.