Pular para o conteúdo principal

Hoje teve início oficial do inverno

Exatamente às 1h24min do dia 21 de junho de 20107, teve início o inverno no hemisfério sul, onde se encontra o Brasil. Com a nova estação, ficam mais fortes as temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

No mesmo tempo, o hemisfério norte entra no verão, com o clima exatamente oposto, ou seja, temperaturas altas, dias mais longos e noites mais longas. São os chamados equinócios de inverno no hemisfério sul e de verão no hemisfério norte. Uma curiosidade é que durante o equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério norte e no hemisfério sul.

Para a agricultura, a entrada no inverno requer atenção redobrada para as geadas, que podem queimar as plantações e prejudicar a cultura de vários alimentos que são cultivados diretamente no solo em campo aberto. É época também de muitas chuvas, o que pode também atrapalhar algumas plantações quando cai muito água em excesso.

Mas o inverno é também uma época de romance, com as pessoas se aproximando mais uma das outras para compartilhar o calor humano, comer pratos mais ricos e encorpados, principalmente legumes que ficam mais debaixo da terra, como batatas, nabos e cenouras, e folhagens resistentes ao frio, como o repolho e a acelga, e frutas típicas do frio, como a maçã e o pinhão.


Comentários