Pular para o conteúdo principal

Descubra os benefícios dos legumes sazonais de junho



Mandioca é um dos alimentos mais consumidos no mundo - Imagem: Arquivo/CEAGESP
Além de conferir mais sabor ao prato, os legumes são fontes de nutrientes essenciais para o corpo humano. Mensalmente, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo lista os produtos que estão em sua melhor época de consumo em São Paulo.

Confira os legumes sazonais de junho:
 
Abóbora japonesa, abóbora paulista e abóbora seca: é rica em vitamina A, que beneficia pele e visão, vitamina C que fortalece o sistema imunológico e vitaminas E e K que auxiliam no sistema nervoso. As abóboras também são fontes de minerais, possuem baixo índice glicêmico favorecendo seu consumo por diabéticos e são ricas em antioxidantes que combatem células cancerígenas.

Abobrinha brasileira: fornece potássio, mineral benéfico para a pressão arterial regular, também é rico nos minerais cálcio, fósforo, sódio, manganês e magnésio. Esse legume facilita a digestão e beneficia o sistema intestinal.

Batata doce amarela e rosada: encontrada com facilidade durante todo o ano, a batata doce atua como um complexo vitamínico pois é rica em muitos nutrientes incluindo as vitaminas A, B, C, E e K, os minerais fósforo, potássio, magnésio, sódio e zinco, ômega 3 e antioxidantes.

Cará: é rico em carboidratos que fornecem energia ao corpo, vitaminas do complexo B e fibras, a composição beneficia o sistema nervoso e o processo de digestão.

Ervilha torta: possui baixo valor calórico, é fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, é rica em cálcio, que fortalece os ossos, e fibras que auxiliam na digestão, ainda controla os níveis de colesterol e de açúcar no organismo.

Gengibre: a raiz é utilizada no tratamento de gripes e resfriados pelas suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias, acelera o metabolismo por isso também beneficia aqueles que desejam perder peso, combate azias e doenças do estômago.

Inhame: no Centro e no Sul do Brasil o inhame pode ser conhecido como taro, o legume é bom para a saúde feminina auxiliando nos períodos de menopausa, tensão pré-menstrual (TPM), endometriose e até para a fertilidade.

Mandioca: o alimento é rico em fibras alimentares que facilitam o trânsito intestinal e reduzem o colesterol, seu consumo também é associado ao alívio de dores nas articulações e ela é rica em potássio, mineral benéfico para a saúde do coração e muscular.

Mandioquinha: é rica em vitaminas do complexo B e minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio, manganês, além de possuir antioxidantes que protegem contra alguns tipos de câncer.

No Entreposto da capital, todos esses produtos podem ser encontrados pelo público varejista nos seguintes dias e horários:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Comentários