Pular para o conteúdo principal

Flores que enfeitam e cuidam da saúde



Chá de flores e com flores: uma deliciosa opção para o outono. / Foto: Pixabay
O uso de plantas medicinais na prevenção e cura de doenças é muito antigo, mas o que pouca gente sabe, é que algumas flores também tem esse potencial.

Mais do que embelezar e trazer alegria ao ambiente, as flores também têm sido utilizadas para esse fim por conterem muitas propriedades benéficas para a saúde. Atuam como antioxidante, analgésico, calmante, além de auxiliarem na redução de peso.

Uma ótima alternativa para tirar proveito desses benefícios é usá-las na forma desidratada no preparo de chás. Por serem de fácil e rápido preparo, basta obter o chá por meio de infusão. É só colocar água fervente sobre as ervas e abafar com um pires de 5 a 10 minutos. Após coado, o chá pode ser consumido, quente ou gelado.

Conheça algumas flores que têm conquistado o paladar de muita gente:
Amor-perfeito: pode ser usado como chá ou compressas e é recomendado como auxiliar no tratamento de pele e nos processos inflamatórios, como reumatismo.
Hibisco: possui ação laxante e é indicada contra a prisão de ventre, além de aliviar dor de estômago e cólicas menstruais.
Lavanda: indicada ao combate do stress, ansiedade e até dificuldades para dormir.
Rosas: ótimas contra resfriados, sinusite, ansiedade, crise emocional e queda de cabelo.

Do vaso para a xícara
Espetáculo para os olhos, as flores não estão sendo usadas apenas no preparo de chás, como também, para decorá-los. Trata-se da técnica conhecida por “flores de chá”, que consiste em colocar flores e folhas secas dentro de um recipiente transparente com chá para que desabrochem visivelmente enquanto ele é servido. Flores como hibisco e jasmim já estão sendo muito utilizadas nessa técnica.

Comentários