Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios do abacaxi pérola à saúde


No Brasil, ela é conhecida como abacaxi. Em outros países da América Latina, recebe o nome de ananás, como também em vários países da Europa. Nos países de língua inglesa – e em muitos outros lugares -, recebe o nome de pineapple. Nomes à parte, a verdade é que essa fruta de corpo escamoso e cabeça cheia de folhas espinhosas é muito apreciada por todos, seja pelo seu sabor refrescante e suculento, seja pelos benefícios que ela oferece para quem a consome.

O abacaxi pérola é um das cinco variedades que são comercializadas na CEAGESP, ao lado do tipo havaí, gold, gomo de mel e jupi. Entre eles, o pérola é facilmente identificável pelo seu formato em gota (mais gordo na base e mais fino próximo à coroa de folhas). De polpa branca, suculenta, pouco ácida e muito doce, é perfeito para ser consumido in natura, mas fica também muito saboroso quando assado na brasa, servido com canela em pó, ou em fatias grossas ao natural bem geladas, salpicadas de raspas de limão.

BENEFÍCIOS

Independente da forma consumida, essa fruta traz inúmeros benefícios à saúde, como vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina (enzima associada à diminuição da coagulação sanguínea), além de ser pouco calórico (apenas 52 calorias em 100 gramas do produto). Veja outras propriedades:

  • Facilita a digestão das proteínas
  • Equilibra a pressão arterial
  • Aumenta a imunidade
  • Promove a saúde dos olhos
  • Fortalece os ossos
  • Auxilia no tratamento e prevenção de doenças urinárias
  • Recupera e protege a pele
  • Diminui náuseas e enjoos
  • Ameniza as dores pós treino

A casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa. Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos. Basta lavar bem a casca, deixar de molho em água com vinagre por 15 minutos (a proporção ideal é de um litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre), descartar essa água e ferver as cascas em água limpa por uns 15 minutos.

DICAS

Na hora de comprar, verifique as folhas da coroa: quanto mais espinhos ela tiver, mais azedo estará. Outro bom indicativo é ver se as folhas da coroa estão muito juntas, pois quanto mais aberta elas estiverem, mais doce será o abacaxi. Verifique ainda se as escamas estão mais aberta ou fechadas: quanto mais abertas, mais doce estará a fruta.

Tanto o abacaxi pérola como outros produtos estão na lista de Dicas de Compras da Semana, que é divulgada em nossas mídias sociais (portal, blog e Facebook).