Pular para o conteúdo principal

CEAGESP realiza treinamento em Gestão de Risco


Treinamento sobre Gestão de Risco reuniu colaboradores no Auditório Nelson Loda

No dia 30 de março foi realizado um treinamento sobre Gestão de Risco para funcionários da CEAGESP no Auditório Nelson Loda, organizado pela Coordenadoria de Auditoria Interna (CODIN), que está responsável pela implementação dessa ferramenta na Companhia, e que foi ministrada pela empresa Brasiliano Associados.
O coordenador da CODIN, Adinilton Rodrigues Loreto (esq), falou da importância do treinamento

Durante todo o dia, foram apresentados os conceitos sobre o que trata a Gestão de Riscos, a necessidade de se mapear os processos da Companhia e identificar possíveis problemas que podem surgir em diferentes etapas do trabalho, no intuito de encontrar possíveis alternativas de prevenção como de resolução da questão.


Já foram mapeados sete processos internos nas áreas operacionais e administrativas, nos setores de armazenagem, entrepostagem, recursos humanos, financeiro e engenharia. Para exemplificar o processo de gestão de risco, foi apresentado o que foi levantado na seção responsável pela limpeza do Entreposto Terminal São Paulo, para que os participantes pudessem ver de perto como a ação deve ser feita pelos outras áreas da Companhia.
Participantes do treinamento vieram de vários setores da Companhia
Os processos identificados serão monitorados pela área de Auditoria/Gestão de Riscos Corporativos, fazendo-se necessária a comunicação constante dos responsáveis destes processos com a CODIN para atualização dos respectivos Fatores, Controles e Riscos identificados, bem como atualização do Plano de Ação. A iniciativa respeita a Lei 13.303/16 (Lei das Estatais) e do Decreto 8.945/16 que tornam obrigatório a Gestão de Riscos em órgãos governamentais.

Comentários