Pular para o conteúdo principal

Figo é o produto da semana: veja seus benefícios à saúde




Não se deixe enganar: apesar de pequeno, o figo traz benefícios imensos para a saúde! É fonte de fibra dietética solúvel, vitaminas, minerais e antioxidantes. Cada 100 gramas do fruto fresco possui apenas 74 calorias (um figo médio possui cerca de 60 gramas). Por esse motivo, é indicado para quem está fazendo dieta de restrição calórica. Já em sua versão desidratada, esse valor sobe para 249 calorias.
 
Frescos ou secos, os figos merecem cuidado na hora da compra. Quanto mais escuro estiver, maior será o fornecimento de nutrientes. Os figos trazem em sua composição vitaminas E, B, B2 e B6, além de possuírem os minerais: potássio, cálcio, ferro e magnésio em sua composição. Possuem ainda altos níveis de polifenóis, luteína, ácido clorogênico, carotenos, taninos e flavonoides. 

Na hora de comprar, evite escolher aqueles que apresentam fungos em sua superfície, machucados ou que estão verdes e imaturos. O figo tem sabor mais acentuado quando fresco e em temperatura ambiente, mas deve ser conservado na geladeira e consumido em, no máximo, três dias. Já os secos podem ser armazenados por até oito meses.

Originário da Turquia, o figo é consumido desde a Antiguidade. É indicado para tratar várias doenças, entre elas anemias, bronquite, prisão de ventre, fadigas, doenças degenerativas, dores de estômago e infecções gerais. Além disso, ajuda a combater o esgotamento físico, o estresse e o mau humor, e ainda fortalece os ossos e combate a hipertensão.

Os diabéticos também podem incluir o figo na sua versão natural, pois o potássio contido no figo ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além de consumir o fruto, o chá das folhas de figueira ajuda a reduzir a quantidade de insulina necessária para os pacientes com diabetes que fazem uso de insulina.

Comentários