Pular para o conteúdo principal

Janeiro é época de Carambola! Saiba mais sobre essa fruta



Natural de regiões tropicais, a carambola é uma fruta bastante cultivada em países como Colômbia, Brasil e partes da Ásia. Além de ser rica em sais minerais como ferro e cálcio, a carambola também possui as vitaminas A, C e alguns compostos do complexo B.
Com propriedades antioxidantes, esta fruta também é uma fonte de fibra dietética, ajudando na digestão e no controle do colesterol. A carambola também é uma ótima aliada do sistema imunológico: uma unidade da fruta pode suprir até 57% da necessidade diária de vitamina C.  Mas para algumas pessoas, a carambola pode ser prejudicial, pois ela contém uma toxina prejudicial para pacientes que sofrem com insuficiência renal crônica.

Por suas características nutricionais, a carambola pode ser uma substituta para frutas como o morango e o caju, que não estão em período de safra. Para saber mais sobre a sazonalidade destas frutas, acesse o site do Programa Hortiescolha. Em 2014, mais de 5 mil toneladas de carambola passaram pelo Entreposto Terminal São Paulo da CEAGESP, movimentando cerca de R$ 20 milhões.

Comentários