Pular para o conteúdo principal

Descubra plantas que repelem insetos

Crisântemo é percebido de longe pelo seu forte cheiro
O final da primavera já começa a mostrar os sinais do verão chegando: chuvas fortes, sol, clima abafado e, muitos mosquitos. O aumento do número destes insetos se deve ao calor e umidade, clima favorável à sua reprodução e crescimento.

Entre baratas, pulgas e cupins, o mosquito transmissor da dengue está entre alguns dos insetos indesejados que se proliferam mais no verão. Para se proteger deste perigo, você pode recorrer às plantas. Isso mesmo. 


Algumas plantas funcionam como repelentes naturais por possuírem aromas desagradáveis aos insetos. Vamos conhecê-las?


Planta é a base de produtos repelentes

Citronela
A citronela contém um óleo essencial rico em geraniol e citronelal. Essas são as substâncias que dão o cheiro característico à planta. Deixe uma muda dentro de casa, e corte uma folhinha para que sua essência se espalhe bem no ambiente. Além disso, você pode queimar suas folhas em incensórios.
Outra opção é ferver as folhas na água, para usar o líquido na limpeza de pisos, evitando assim muitas formigas.






Cor branca se mescla com tons amarelos

Crisântemo
Esta espécie que em grego significa “flor de ouro”, possui 
uma substância chamada piretrina, que ataca o sistema nervoso de todos os insetos, e assim inibe os mosquitos fêmeas de morder as pessoas. Cultive o crisântemo no sol e procure mantê-lo sempre úmido; e com isso deixe longe as baratas, percevejos, e pulgas.




Erva é usada na pizza marguerita

 

Manjericão
Seu uso culinário é muito conhecido, mas como repelente ele também é ótimo. Coloque várias mudas de manjericão na sua varanda e as moscas e mosquitos ficarão longe.




Nas balas, ele refresca a boca, já em casa, espanta insetos
 


Hortelã
Muito aromático e de cor viva, a hortelã pode fazer com que as formigas não incomodem suas plantas, nem os ambientes de sua casa, desde que use a planta em grande quantidade. Aproveite e faça chás com a sua própria hortelã.


  



Espalhe várias mudas em casa para afugentar os insetos

Alecrim 
Além de espantar mosquitos do seu quintal a planta que serve como tempero também possui qualidades medicinais. O alecrim tem propriedades que fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o reumatismo e combater a indigestão.

Não se esqueça que para surtir o efeito de repelente, você deve ter mais de uma muda. 


Além de regá-las, deixe suas plantas próximas a locais com grande circulação de vento para que o cheiro delas se espalhe e proteja seu espaço contra os insetos.

 

Quer conferir estas e outras opções naturais para se livrar dos insetos no verão? Visite a Feira de Flores na CEAGESP que acontece toda semana no Pavilhão do Mercado Livre do Produtor. Você encontra estas e outras mudas de plantas com o Sérgio Takagawa / Módulo 191 – coluna 6 no pavilhão MLP,  tel.: (11) 97158-1548. 

Serviço


CEAGESP
Feira de Flores no Pavilhão do Mercado Livre do Produtor (MLP)
Terças e sextas das 0h às 8h30. Entrada pelos portões 4 e 7 da Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina


(Texto e fotos: Felipe Paciullo)